Receberam o certificado dez professores e quarenta alunos brasileiros das duas escolas que participaram da organização do teste, Yu Idiomas e Ontoletras, e também vários alunos de professores independentes e autodidatas. Nadezhda Dubinina, aplicadora do teste de proficiência da Universidade de São Petersburgo, realizou um seminário com os diplomados. Depois, todos receberam certificados de participação nos eventos da Universidade de São Petersburgo.
A prova de proficiência em russo como língua estrangeira, em Brasília, foi realizada nos dias 16 e 17 de novembro em uma pequena escola de ensino médio russa no território da Embaixada da Rússia que nos deu toda a assistência. Serguei Shulimov ,da agência de cooperação Rossotrudnichestvo, deu apoio logístico para a realização do evento e ofereceu um coquetel de confraternização para os presentes. A Universidade Estatal de São Petersburgo , por meio do seu Centro de Certificação de Proficiência em Línguas Estrangeiras, é responsável pela realização da prova.
A professora Nadezhda Dubinina, aplicadora do teste de proficiência em russo veio ao Brasil exclusivamente para nos ajudar neste longo percurso organizado graças ao esforço de 6 escolas de línguas do Brasil. O exame foi realizado em três cidades, e São Paulo foi a primeira com 20 alunos de duas escolas participando. Anna Smirnova, professora e pesquisadora da PUC foi a responsável pela realização da prova na capital paulista. No dia 14, o exame aconteceu no Clube Priviet, e no dia 15 no Clube Eslavo. Em seguida, foi a vez do Rio de Janeiro e depois Brasília. “Graças aos esforços conjuntos de 6 escolas do Brasil, organizamos a prova de proficiência em russo nessas três capitais; estamos felizes com o resultado e com o apoio da embaixada ”, afirmou Smirnova