Brasília é uma cidade que traz consigo uma população de alto padrão, ao mesmo tempo em que possui uma população extremamente carente. Esse fato chamou a atenção de muitas embaixatrizes há alguns anos, sendo o pontapé inicial para a criação do Grupo de Conjuges de Chefes de Missão (GCCM). Hoje, o grupo promove uma serie de eventos para arrecadar fundo a instituições do DF que auxiliam especialmente crianças.
Dando continuidade a este trabalho, O GCCM, promoveu na última quarta-feira (20), na Embaixada da Espanha, o Internacional Tapas Fiesta, que contou com a presença da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha. Com participação também de representantes de organismos internacionais, o evento teve com atrações a Orquestra Frevo – com música típica de Pernambuco, declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade –, bingo e petiscos típicos de todo o mundo.
O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas declarou que o encontro era uma celebração de esperança e solidariedade, com aqueles merecem melhores oportunidades, revelando a gratidão que os diplomatas e seus cônjuges possuem em relação ao Brasil. “Nós estamos aqui retribuindo um pouco de toda hospitalidade que o Brasil nos deu”.
Agradecendo ao grupo por todas contribuições, afirmando estar com o coração ficou cheio de gratidão e felicidade, a embaixatriz da Guiana e presidente do GCCM, Grace Angela Talbot, pontuou que uma das propostas chaves do grupo é dar suporte as causas sociais e fazer uma real diferença na vida na vida das pessoas que vivem em comunidades carentes no Brasil, especialmente em Brasília. “Nós estamos trabalhando ao longo dos anos para fazer a diferença, continuar inspirando pessoas, gerando esperança e oportunidade”, frisou Talbot.
Mayara Noronha lembrou que no DF as mais de cem representações internacionais são parceiras na pratica da solidariedade. “Foi uma honra ter sido convidada e poder oportunizar às pessoas que receberão os donativos provenientes desse evento. Temos no DF muitas instituições carentes”, disse a primeira-dama. Cada convite custou R$ 100,00 e a renda será toda revertida para instituições beneficentes.