Um seminário realizado na Embaixada do Brasil, em Moscou, colocou os destinos e produtos turísticos nacionais na pauta das principais operadoras de turismo na Russia. A ideia é aumentar a participação do Brasil no mercado russo, responsável por enviar 70,5 milhões de turistas para o mundo por ano. Desse total, apenas 18 mil (0,025%) escolhem o país como destino.
“Temos uma oferta que se encaixa perfeitamente no perfil dos turistas russos, que adoram sol e praia. O reforço na promoção é fundamental para disputarmos esse importante mercado”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Países do Caribe chegam a receber uma quantidade de russos dez vezes maior que o Brasil.
O seminário realizado, nesta sexta-feira (13), na embaixada é o primeiro de uma série de três que serão realizados até o fim do ano. O embaixador do Brasil em Moscou, Tovar da Silva Nunes, destacou o empenho no desenvolvimento do intercâmbio turístico entre o Brasil e a Rússia.
“Já há acordo de isenção de vistos entre os dois países, o que facilita o fluxo em ambas as direções. O Brasil, assim como a Rússia, é um país com grande diversidade cultural e natural: destinos cosmopolitas, históricos, parques nacionais, sol e exuberantes praias encantam os viajantes. A embaixada em Moscou entende que iniciativas como essa realizada hoje podem contribuir para o aumento do número de turistas russos em nosso país.”, afirmou o embaixador. Ainda durante o evento, os operadores assistiram vídeos promocionais com destinos brasileiros produzidos pela Embratur.
CACHAÇA E GASTRONOMIA – Em agosto a embaixada do Brasil em Moscou realizou, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), evento de promoção da cachaça brasileira no mercado russo, com a participação de cerca de 50 convidados, entre importadores, distribuidores, varejistas, empresários russos e brasileiros, profissionais do ramo da gastronomia, representantes da associação de “bartenders” da Rússia e imprensa especializada.
O evento “Cachaça, o sabor exclusivo do Brasil” contou com apresentação do sommelier Jairo Martins sobre a história do destilado e sua evolução na cultura brasileira, com oficina de caipirinha e degustação de diferentes tipos de cachaça, harmonizada com petiscos e doces brasileiros, bem como iguarias da gastronomia russa. Participaram 10 alambiques, representando 7 estados brasileiros.
O próximo evento será focado na gastronomia: “sabores do Brasil”, com degustação de carnes, frutas e queijos. Entre os convidados: importadores, distribuidores, especialistas em gastronomia e donos de hotéis, funcionários do governo russo. Em paralelo aos eventos o governo brasileiro está promovendo encontro com operadores de turismo da Rússia, país que envia mais de 70 milhões de turistas para o mundo, mas apenas 18 mil escolhem o Brasil como destino.