Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, a Embaixada da Belgica organizou no dia 25 de outubro, em Brasília, o encontro: “Diálogos: pelo enfrentamento às violências”, com objetivo de debater e dialogar sobre políticas públicas relativas ao tema: “Violência sexual contra mulheres”.
A discussão partiu do documentário belga “O que não mata”, produzido pela cineasta Alexe Poukine, que estava presente no evento para apresentação do filme. O evento era destinado aos servidores do GDF, de órgãos parceiros, que atuam com a temática de enfrentamento à violência contra a mulher.
O Embaixador da Bélgica Patrick Herman esteve presente no evento, assim como Adriana de Moraes, representando o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Gustavo Rocha.
A programação do evento contou com a apresentação de três curtas metragens, sobre o conteúdo do documentário belga, depoimentos de advogados, psicólogos, agentes de polícia e profissionais que atuam na área, sobre os temas: atendimento médico e legal a mulheres vítimas de estupro, cultura do estupro e mecanismo defensivo de dissociação apresentado por mulheres vítimas de estupro.
Após a exposição dos vídeos foi aberta uma mesa de debate com o objetivo de dialogar sobre políticas públicas para mulheres vítimas de violência sexual, com a participação do Dr. Ben-Hur Viza (Juiz de Direito do TJDFT), Geraldine Grace da Fonseca Justa (Diretora de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Elizabeth Maulaz (Chefe Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências – NEPAV da Secretaria de Estado de Saúde do DF) e a moderadora Sueli Vieira (Diretora de Atendimento a Vítimas de Violência da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF).