Rio de Janeiro recebe o título inédito de 1ª. paisagem cultural urbana concedido pela Unesco
Brasília – Reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro encontra na relação entre homem e natureza a âncora para o seu título de 1ª paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial, conferido de forma inédita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A entrega oficial do documento aconteceu na última semana em cerimônia aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, celebra a conquista e chama atenção para as peculiaridades entre cidade e a natureza do Rio: “O Rio não cansa de nos encantar e este é mais um merecido reconhecimento do cartão postal do Brasil. A combinação da convivência da cidade com sua rica paisagem natural oferece um destino turístico único que atrai visitantes de todos os cantos do planeta”.
De acordo com a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, o título trouxe ao cenário nacional e internacional o desafio de construir novos parâmetros para as políticas de patrimônio com vistas à proteção e à gestão de um bem tão peculiar e com característica singular em todo o mundo. Para o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, assim como foi o reconhecimento de Brasília há 30 anos, esse título também foi altamente inovador.
Entre os principais elementos que tornaram excepcional a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas que encantam turistas em todo o mundo incluem o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo, entre outros elementos.
Conquista inédita – Anteriormente, os sítios reconhecidos nessa tipologia eram relacionados a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico. A cidade do Rio de Janeiro passou, em julho de 2012, a ser a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana.
Até o reconhecimento internacional, foram quatro anos de trabalho conjunto entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ministério do Meio Ambiente e a Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, além dos governos estadual e municipal, parceiros privados e públicos.
(*) Com informações da Organização das Nações Unidas