O Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), a Embaixada da Suíça em Brasília e a Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha convidam para o seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”, a ser realizado no dia 31 de outubro de 2019, às 10 horas, no auditório do Instituto Rio Branco, em Brasília.
A adoção das Convenções de Genebra, em 1949, constituiu evento histórico. Em reação à Segunda Guerra Mundial, 64 países, entre os quais o Brasil, reuniram-se na cidade suíça com o objetivo de estabelecer padrões legais para tempos de guerra, como a proteção de soldados feridos em terra e no mar, de prisioneiros de guerra e de civis.
O evento tem o objetivo, além de celebrar a efeméride, de discutir a implementação das Convenções de Genebra nos últimos 70 anos; debater as principais transformações observadas nos métodos e meios de guerra; abordar a regulação das novas tecnologias de guerra; e identificar os demais desafios à aplicação do direito internacional humanitário.