Fotos: SRI-DF/Brenda Hada
Saber um pouco mais sobre a cultura e civilização grega. Esse foi um dos aprendizados que os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 8 do Guará tiveram ao visitaram a Embaixada da Grécia na última quinta-feira (10). A atividade faz parte da agenda do Programa Embaixadas de Portas Abertas – PEPA, iniciativa coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).
Os 28 alunos já haviam estudado sobre o país em aulas da escola e tiveram a oportunidade de conhecer a embaixada para vivenciar os aprendizados, além de estabelecer uma proximidade com a comunidade internacional. Um exemplo disso aconteceu logo na chegada dos visitantes, quando receberam, cada um, o passaporte do programa carimbado pela embaixada, simbolizando a entrada deles na representação diplomática.
Eles visitaram uma exposição mantida permanentemente na instituição, na qual peças de arte, de decoração e indumentárias contam sobre a história e costumes do país. Para apresentar o mundo da mitologia grega, a Embaixada contou com a presença da professora e especialista em literatura, Dad Squarisi, para uma palestra.
O Embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis, se dirigiu aos jovens afirmando que por mais que os alunos achem a escola cansativa, devem se esforçar ao máximo para terminá-la e chegar em uma universidade. “Com certeza existem muitas dificuldades, mas a educação é a chave para ajudar a você mesmo, sua família e o Brasil”, afirmou o diplomata.
Esta foi a 66ª visita do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) a uma embaixada e a Grécia é a 61ª representação diplomática a aderir ao programa. A próxima etapa da agenda será a visita do corpo diplomático até o CEF 8 do Guará para, lá, serem apresentados os trabalhos realizados por alunos no contexto das aulas temáticas e visita.