A cooperação entre os dois países foi um dos pontos mais ressaltados durante a noite desta quinta-feira (10), na comemoração da Data Nacional da Espanha, em Brasília. O embaixador Fernando Garcia Casas agradeceu citou que uma série de empresas espanholas estão vindo para o Brasil, crescendo e contribuindo também para o avanço da economia brasileira. “Temos muitas empresas já consolidadas, outras chegando e todas estão pagando seus impostos e agindo corretamente”.
Fernando Casas falou sobre o passado entre Brasil e Espanha, desde a época da colonização, ao momento em que o Brasil passou a receber comunidades espanholas no país, até a atualidade, em que ambos os países se tornaram resilientes, trabalhadores e com capacidade econômica e social. “Brasil e Espanha são fundadores da comunidade ibero americana, dos 22 países que falam português e espanhol dos dois lados do Atlântico”.
O acordo comercial firmado entre o Mercosul e a União Europeia também foi mencionado pelo diplomata que declarou torcer para a ratificação do tratado o mais rápido possível. “Que esse acordo seja uma realidade que vai criar empregos e propriedade dos dois lados do Atlântico”, frisou.
As relações políticas bilaterais foram enaltecidas durante do discurso de Casas. Segundo ele, o vínculo entre ambas nações é muito bom, lembrando que, até o momento, o a Espanha já recebeu a visita de cinco ministros do governo Bolsonaro. O embaixador declarou que seu país continua firmando uma série de cooperações técnicas nas áreas de infraestrutura, saúde, entre outros.
O meio ambiente, assunto em voga atualmente, foi citado por Fernando Casas, que citou a tragédia de Brumadinho, ocorrida em janeiro deste ano no Brasil, e as queimadas que assolam a Amazônia e outras partes do mundo. De acordo com o diplomata, a Espanha também sofre com os incêndios e oferece ajuda ao Brasil e a outros países como Portugal e Chile.
História – A Constituição Espanhola prevê 12 de outubro como a data nacional do país. Esse dia simboliza o descobrimento da América por Cristóvão Colombo, em 1492. Trata-se de um evento histórico em que a Espanha, próxima a conquistar de construção do Estado com base em sua pluralidade cultural e política, e a integração dos reinos da Espanha na mesma monarquia, inicia um período de projeção lingüística e cultural além dos limites europeus.
Bela cobertura, EMBASSY, PARABÉNS ELIANE PELA FOTOS!
SEMPRE NO TOPO!
SUCESSO A TODA EQUIPE!
LUZIA CÂMARA,