A parceria entre Brasil e Vietnã vem crescendo e gerando frutos cada vez maiores para ambos os países no decorrer das últimas três décadas. O comércio entre as duas nações deve atingir US$ 5 bilhões neste ano; os vietnamitas já são os principais parceiros brasileiros na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e estão em quinto lugar na Ásia.
Para celebrar as boas relações entre as duas nações, a Câmara dos Deputados, realizou nesta segunda-feira (30), uma sessão solene em homenagem ao Aniversário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e Vietnã. A iniciativa foi do deputado federal Roberto Pessoa que começou a reunião com um vídeo sobre a nação asiática.
O embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa agradeceu aos parlamentares pelo esforço em cultivar a parceria bilateral ao longo dos anos e lembrou que no dia 08 de maio de 1989, os dois governos emitiram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento das relações diplomáticas. “Trinta anos não é um período longo nas relações entre nações. O mais importante para o Vietnã e o Brasil foi que, nos últimos 30 anos, os dois países reconheceram a posição de cada país na região e no mundo, o potencial e as oportunidades de cooperação”.
De acordo com o embaixador, ambos os países decidiram trabalhar juntos para tomar medidas apropriadas a fim de desenvolver e aprofundar constantemente seus laços em todos os setores. Do Ba Khoa afirmou que o governo dos dois países tem se fortalecido cada vez mais, facilitando o intercâmbio de delegações de ambas as nações e promovendo a assinatura de 16 acordos, protocolos e memorandos de cooperação. “Os acordos englobam vários campos que vão da ciência e tecnologia ao transporte marítimo e aviação civil, agricultura e saúde entre outros”.
O Chefe da Divisão da Ásia Meridional João Carlos Storti, afirmou que desde a assinatura do acordo restabeleceu as relações diplomáticas, em 1989, houve muitas visitas recíprocas que resultaram no volume de comércio e cooperação em diversas áreas, incluindo turismo. “Temos amplo espaço para o turismo, que possui grande potencial”, afirmou.
MERCOSUL E VIETNÃ – Durante a sessão solene, Do Ba Khoa enfatizou que a cooperação comercial é um ponto marcante no relacionamento bilateral e deixou claro que o Vietnã deseja fazer acordo de livre comércio com o Mercosul. De 2001 a 2018, o valor comercial bilateral entre Brasil e Vietnã aumentou 155 vezes, e o valor comercial bilateral de 4,5 bilhões de dólares em 2018, transformando o Vietnã no maior parceiro comercial do Brasil no sudeste asiático e o quinto maior parceiro comercial na Ásia. “Em 2019, é possível que o comércio bilateral chegue a 5 bilhões de dólares e desejamos deseja estudar com Brasil e o Mercosul possibilidades de negociações de um Acordo do Livre Comércio”, pontuou.