A noite da última segunda-feira (23), foi de celebração a comunidade saudita. A ocasião foi especial, quando foi festejado os 89 anos de aniversário de criação da Arábia Saudita e comemorada as boas relações bilaterais com o Brasil. O evento ocorreu no Dunya City Hall , em Brasília.
O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahitham, declarou que o salto vivido pelo Reino da Arábia Saudita desde a unificação é considerado único e exclusivo. “Os reis da Arábia Saudita trabalharam, em épocas passadas, em prol da execução dos projetos de desenvolvimento em todas as áreas, possibilitando chegar com o renascimento saudita, à patamares merecidamente dignos do século próximo”.
Bahitham frisou o bom relacionamento entre os países e disse que os negócios e parcerias com a Arábia estão crescendo e melhores. O embaixador também salientou que a Arábia Saudita trabalhou em colaboração com a comunidade internacional para instaurar a paz e a estabilidade em todas as regiões do mundo. “Não poupamos recursos e esforços na sua participação no combate e erradicação do terrorismo, do extremismo e da violência”.
O Reino da Arábia Saudita colhe hoje os frutos da sua excelente política externa, conforme declarou o embaixador. De acordo com Bahitham, as relações da Arábia Saudita com o Brasil eram e continuam sendo um claro exemplo do sucesso da política externa do país. “Hoje comemoramos também o aniversário de mais de meio século desde o começo das relações entre o Brasil e Arábia Saudita, iniciadas no ano de 1968”.
Relação fortalecida – O embaixador brasileiro Sidney Léon Moreira, representando o Itamaraty, também pontuou o momento auspicioso vivenciado por Brasil e Arábia Saudita quando se trata da relação bilateral. “Posso dizer que vivenciamos um dos momentos mais favoráveis para o fortalecimento dos laços de cooperação e amizade entre os nossos países”.
Moreira também citou aos presentes que uma longa lista de visitas acontecerá esses meses, incluindo a do presidente Jair Bolsonaro, que irá a Arábia Saudita no final do mês de novembro. “A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitou a capital Riade neste mês. Nas próximas semanas receberemos a visita de duas importantes delegações sauditas.
“Nos alegramos ao mesmo tempo pelos níveis alcançados, pela perfeita coordenação política e diplomática, pelo intercâmbio econômico e comercial, e pelo significativo crescimento do volume de investimentos entre ambos os países”, finalizou o embaixador .
Visita presidencial – O presidente Jair Bolsonaro fará uma visita à Arábia Saudita, no dia 28 de outubro, onde tem agenda cheia. A Ministra da Agricultura Thereza Cristina, acaba de encerrar sua visita a países do Golfo, incluindo também o Reino Saudita, um o grande parceiro comercial do Brasil.
História – O Reino da Arábia Saudita foi fundado por Abd al-Aziz Al Saud (mais conhecido ao longo de toda sua vida adulta como Ibn Saud) em 1932, embora as conquistas que levaram à criação do Reino tenham começado em 1902, quando ele capturou Riade, a casa ancestral de sua família, a Casa de Saud, conhecida em árabe como Al Saud. Desde a criação do país, o sistema político tem sido o de uma monarquia absoluta teocrática. O governo saudita se descreve como islâmico e é altamente influenciado pelo uaabismo.
A Arábia Saudita muitas vezes é chamada de “Terra das Duas Mesquitas Sagradas”, em referência às mesquitas Grande Mesquita (em Meca) e Mesquita do Profeta (em Medina), os dois lugares mais sagrados do islamismo.
Com a segunda maior reserva de petróleo e a sexta maior reserva de gás natural do mundo, a Arábia Saudita é classificada como uma economia de alta renda pelo Banco Mundial e possui o 19º maior PIB do mundo.