Os equipamentos para ajuda emergencial doados pelo Governo japonês, através da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, compõe de barracas e colchonetes com isolantes térmicos para aproximadamente 1.000 pessoas e serão entregues para auxiliar no combate aos incêndios florestais ocorridos na região amazônica. Os donativos chegaram no Aeroporto de Viracopos em Campinas – SP no dia 17 de setembro e foram transportados para Brasília no dia 19 de setembro.
A cerimônia de entrega será realizada no Palácio Itamaraty no dia 23 de setembro, segunda-feira às 12:00. Pelo lado brasileiro, será recebido pelo Ministério das Relações Exteriores, representando pelo Embaixador Ruy Pereira – Diretor Geral da Agência de Cooperação Brasileira e participarão representantes dos vários Ministerios, Instituções e Governos Estatais. E do lado japonês as doações serão entregues pelo Embaixador do Japão, Exmo. Sr. Akira Yamada e do Representante Chefe da JICA, Sr. Hiroshi Sato.
A distribuição dos equipamentos será feita pelo Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio e serão utilizados pelas equipes que estão atuando no combate aos incêndios na região amazônica.
Sobre a Assistência Emergencial do Japão
No mundo, desastres naturais em larga escala ocorrem com frequência e muitas vidas são sacrificadas. Em particular, muitos países em desenvolvimento têm infraestruturas econômicas e sociais deficitárias, e tem dificuldades em realizar atividades de socorro suficientes em caso de desastre. E para responder a essas questões, o Japão está considerando a implementação de assistência internacional de emergência a pedido dos governos dos países afetados. O apoio pode ser de assistência humana, material ou financeira, e uma ou uma combinação delas é fornecida dependendo da escala do desastre e das necessidades do país afetado.
Dessa vez, em resposta a uma solicitação do governo brasileiro, a JICA decidiu fornecer equipamentos de emergência para um incêndio florestal na Amazônia brasileira. Os suprimentos de emergência foram transportados do armazém da Assistência de Emergência da JICA em Miami.
A assistência emergencial do Japão ao Brasil
Em resposta aos danos causados pelas inundações ocorridas em fevereiro de 1988 no Estado do Rio de Janeiro (aproximadamente 200 mortos, 650 feridos e 13.000 refugiados) o Japão enviou profissionais capacitados, além da doação de medicamentos, seringas, agulhas e luvas cirúrgicas. E este é o primeiro auxílio de emergência do
Cooperação econômica do Japão com o Brasil
A relação entre a cooperação econômica do Brasil e o Japão começa com o envio de especialista em agricultura em 1959. Desde então, o Japão tem contribuído no desenvolvimento do Cerrado na área agrícola, na participação em projetos nacionais como Usiminas, Cenibra e Amazon Aluminium, na área de saúde promoveu o parto humanizado, participou do desenvolvimento industrial de recursos humanos por meio da cooperação com o SENAI, promoveu a melhoria da segurança pública através do projeto de Polícia Comunitária e desenvolveu projetos na prevenção de desastres naturais
Para promover o desenvolvimento de recursos humanos, 11.799 pessoas, principalmente funcionários do governo brasileiro, participam do treinamento em várias áreas no Japão. A política básica do Japão para cooperação com o Brasil é apoiar o desenvolvimento sustentável e promover a cooperação recíproca e, com base nisso, são definidas as seguintes áreas prioritárias de assistência.
- Questões urbanas, Meio Ambiente e Prevenção de Desastres Naturais
Mobilidade urbana, água e saneamento e Polícia Comunitária
Planejamento de cidades sustentáveis de menor impacto ambiental
Gestão de riscos de desastres naturais
- Melhoria do Ambiente para Investimento
Formação de recursos humanos da indústria
Parceria com o setor privado e fortalecimento do setor produtivo
- Cooperação Triangular
Programação de Parceria Japão-Brasil (JBPP) em prol da assistência a países latino americanos e países africanos de língua portuguesa
Como mencionado acima, as medidas para a prevenção do meio ambiente são uma das áreas prioritárias para a assistência do Japão. Em particular, com relação à conservação da floresta amazônica, a partir deste ano fiscal, estamos nos preparando para iniciar um projeto de cooperação técnica para fortalecer a capacidade de gerenciamento com a utilização do satélite japonês com tecnologia IA, e assim, ser possível a detecção e previsão do desmatamento ilegal na Amazônia.