Membros das forças armadas e do corpo diplomático, que estão no Brasil cumprindo suas missões e trabalhando em prol de seus países, criaram, em 1952, a Associação de Adidos Militares Creditados no Brasil. Para celebrar o 67º aniversário da instituição, foi realizada uma grande festa, na noite de quinta-feira (19), na Embaixada da República Dominicana.
O embaixador Alejandro Arias Zarzuela afirmou que este aniversário era muito importante por dois motivos. “Primeiro porque esse aniversário se comemora durante a gestão de uma equipe proativa, e o segundo motivo é porque no plano pessoal, a mística das Instituições Militares que uma vez ingressei, mais de três décadas atrás, ainda continuam em mim, apesar das mudanças profissionais”, declarou.
O diplomata relembrou da visão que possuía na época, sobre sair do militarismo e a mudança de carreira, e como suas impressões mudaram com o tempo. “Reconheço que as diferenças que pensei que experimentaria entre os dois âmbitos vividos, se mostraram muito menores que as minhas previsões”.
O Coronel Holguin, também da República Dominicana, presidente da associação, afirmou que desde o início o intuito da entidade tem sido estreitar laços de amizade e cooperação entre as forças armadas brasileiras e as dos países que a compõem a instituição. “Além da integração das nossas famílias aqui, já que o homem desde sua origem sente a necessidade de se comunicar e crescer profissionalmente”.
Durante o evento comemorativo, pela primeira vez, as bandas da Marinha, Exército e Aeronáutica tocaram juntas clássicos da Música Popular Brasileira e internacional.