Como parte dos projetos culturais que a Embaixada da República Dominicana no Brasil para promover o talento do país, a violinista dominicana, Aisha Syed esteve em Brasília. Ela participou, na terça-feira (17), de uma apresentação com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, dirigida pelo Maestro Claudio Cohen.
No Cine Brasília, o público brasiliense teve a oportunidade de presenciar uma artista dominicana com um talento incomparável que iniciou a sua carreira muito cedo. Aisha, que estreou com apenas onze anos como solista acompanhada pela Orquestra Sinfônica Nacional Dominicana, apresentando o concerto em sol menor de Max Bruch para violino e orquestra se tornou a primeira latino-americana a ser aceita na escola de prodígios infantis Yehudi Menuhin School, em Londres, Inglaterra.
Aisha se apresentou em diferentes cenários como solista em todo o mundo, da categoria do Carnegie Hall de Nova York o Palau de les Arts em Valência, e em notáveis festivais como o Festival de Música de Abu Dhabi, Banstead Arts e Leamington Hastings em Londres, o Festival Internacional de Música Yehudi Menuhin em Gstaad, Suíça, o Gaida Contemporary Music Festival em Vilnius.
Entre os prêmios recebidos estão o Henry Wood Trust Award em Londres, o Latin Pride National Award em Boston, Massachusetts, seis estatuetas como artista líder no exterior na República Dominicana, cinco em prêmios Soberanos e um Casandra, entre outros prêmios. Atualmente é, juntamente com o Maestro Gustavo Dudamel, Embaixadora da LEALA, uma organização fundada para promover os valores culturais latino-americanos e a língua do espanhol nos Estados Unidos.