Fotos: José Luiz Ronconi
Clima europeu, paisagens do interior, gastronomia e muito vinho, é assim em Nova Veneza, no Sul do Santa Catarina, um pedacinho da Itália no Sul do Brasil. O cenário bucólico tem fortes referências dos imigrantes italianos, já que a cidade foi fundada em 1891, nomeada inicialmente de “Colônia Nuova Venezia”, por cerca de 400 famílias que imigraram da região do Vêneto. Hoje é reconhecida como a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, são diversos restaurantes que enaltecem as tradições gastronômicas e cerca de 95% dos moradores são descendentes italianos.
Os motivos para visitar a charmosa cidade são muitos. É possível realizar roteiros culturais, gastronômicos, ecoturismo e muito mais. Registrar uma foto na famosa Gôndola Lucille, que chegou em 2006 na cidade. Antes de ser doada, a embarcação foi utilizada nos canais de Veneza e é 100% artesanal, fabricada por um canteiro que tem mais de 700 anos e simboliza uma aproximação entre as cidades.
“Mangia che fa bene”, já ouviu essa frase de alguma nonna italiana? Em Nova Veneza a mesa é farta. As tradicionais receitas seguem os ensinamentos que foram passados de geração em geração e são mantidas até hoje.
Desde o preparo da massa artesanal manuseando com as mãos para atingir a textura ideal, a polenta feita com farinha de milho moída nas tafonas da cidade, a galinha ensopada e uma iguaria chamada “fortaia”, um creme feito da mistura de queijos e ovos. Sem falar da minestra, uma adaptação do “minestrone”, sopa servida na Itália com diversos legumes. Os imigrantes utilizaram os ingredientes disponíveis como o arroz e o feijão. A receita é básica, mas o sabor é inconfundível. E o vinho não pode faltar! A tradição da vinicultura é mantida por vinícolas artesanais com produção em pequena escala garantindo ainda mais sabor.
As ruas estreitas possuem casarios antigos com arquitetura colonial que sobrevivem ao tempo e contam a história dos bravos imigrantes. O roteiro cultural passa por duas importantes construções. O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca que possui um acervo de peças da imigração. E as Casas de Pedra construídas há mais de 120 anos, tombadas como Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Arquitetônico do Estado de Santa Catarina. O conjunto de casas foram construídos com pedra ferro e barro e demorou 14 anos para ficarem prontas e são divididas em três unidades.
Eventos que resgatam a história e tradição
Um dos principais eventos é a Festa da Gastronomia Típica Italiana que comemora as tradições italianas mantidas em Nova Veneza através do dialeto, a cultura é externada através da dança, da música e, principalmente, da gastronomia. Em 2020 o evento acontecerá de 11 a 13 e 18 a 21 de junho. A programação tem atrações culturais, arte, história, shows, concursos, desfiles locais e muita gastronomia típica.
O ponto alto é o tradicional Carnevale di Venezia, reconhecido como o maior evento deste gênero fora da Itália, atraindo turistas de todo o Brasil para um espetáculo cultural regado pela paixão, mistério e magia, retratando o Carnaval de Veneza, que acontece na Itália desde o século XVI.
Com trajes e máscaras coloridas, os personagens se divertem dançando em meio ao público da festa, ao som das tradicionais marchinhas traduzidas para o italiano. São mais de 500 personagens que desfilam em blocos temáticos e carros alegóricos. E o mais interessante todos os trajes e máscaras são produzidas na cidade.
Localização
Nova Veneza está localizada no Sul de Santa Catarina a 223,6 km da capital Florianópolis e a 290,6 km de Porto Alegre, capital gaúcha, aeroportos com voos nacionais e internacionais. E ainda conta com um aeroporto de Jaguaruna a apenas 69,6 km.