A “Semana do Cerrado 2019” vem marcar o Dia Nacional do Cerrado (11/09) com eventos educativos e culturais coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que traz como proposta o tema “Cidades Sustentáveis”. A abertura aconteceu no domingo (8/09), no Jardim Zoológico de Brasília, e as atividades seguem durante o mês de setembro em diversas localidades, incluindo o CCBB.
O evento, que acontece desde 2015, tem o objetivo de conscientizar a população para a adoção permanente de práticas sustentáveis e, neste ano, traz para o CCBB uma exibição de desenhos e pinturas realizadas por vários estudantes. A exposição será produzida pelos alunos da rede pública do Distrito Federal, que participarão do Projeto Parque Educador durante a Semana do Cerrado. Nas visitas aos parques distritais promovidas pelo projeto, os estudantes serão estimulados a transpor nas telas suas impressões sobre o bioma do cerrado, além de retratar sua diversidade e sua importância para a preservação ambiental. Os trabalhos serão expostos no jardim do CCBB de 14 a 22 de setembro, para todos os visitantes.
Para complementar a grade da programação, o Centro Cultural também apresentará uma mostra de cinema com a temática do cerrado, de 12 a 22 de setembro, com entrada gratuita. A seleção de filmes é um recorte do Festival CineBaru, que está em sua terceira edição, e exibirá mais de 40 filmes, entre curtas e longas metragens, com temas que circundam as comunidades e a cultura sertanejas. Serão apresentadas sessões para escolas e também para o público em geral, conforme programação divulgada no site:
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/categoria/eventos/cinema/?ccbb=DF
O CCBB também estará presente na campanha de recolhimento de lixo eletrônico que será promovida pela ONG Programando o Futuro, oferecendo Eco Copos em troca de baterias, aparelhos eletrônicos, equipamentos de computação e demais descartes dessa natureza. Os Eco copos, produzidos com material reutilizável e de baixo teor poluente, trarão ilustrações com a temática cerrado, sendo um estímulo ao uso sustentável de recursos e ao correto descarte de materiais recicláveis.
Sobre o Projeto Parque Educador
O Projeto Parque Educador atende aproximadamente 1.500 crianças por semana e tem como foco principal a realização de ações de educação integral, ambiental e patrimonial com alunos de escolas públicas do Distrito Federal.
As atividades são desenvolvidas por professores especializados disponibilizados pela Secretaria de Educação, que recebem as turmas participantes para trilhas guiadas, oficinas, palestras e vivências na natureza. O projeto reforça e complementa os conteúdos de sala de aula de forma prática, lúdica e interdisciplinar, promovendo experiências inesquecíveis aos seus participantes. Mais informações: http://www.sema.df.gov.br/projeto-parque-educador/
Sobre a ONG Programando o Futuro
Em 18 anos de atuação, a ONG Programando o Futuro desenvolve projetos em parceria com entidades da sociedade civil, empresas e poder público, para conscientizar e trazer uma nova realidade para as comunidades, por meio de ações para a inclusão digital.
Entre as atividades promovidas está a iniciativa “Estação de Metarreciclagem”: um ônibus que percorre várias localidades do Distrito Federal recebendo materiais eletrônicos que se tornariam lixo e que, a partir de um trabalho de seleção e recondicionamento, poderão ser reutilizados na produção de chaveiros, tablets, entre outros. Mais informações: https://www.programandoofuturo.org.br/metamovel/
Serviço:
Semana do Cerrado 2019
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Datas:
Exposição de desenhos: 14 a 22 de setembro de 2019
Mostra de filmes: 12 a 22 de setembro de 2019
Classificação indicativa livre