A sede diplomática polonesa sediou, na última terça-feira (13), as comemorações do Dia das Forças Armadas da Polônia, data em que o exército daquele país, comandado pelo Marechal Jósef Pitsudski conseguiu uma vitória contra o exército vermelho e salvou sua recém-reconquistada independência, no dia 15 de agosto de 1920.
Na ocasião, a Encarregada de Negócios Marta Olkowska, afirmou que cada nação possui suas histórias e acontecimentos que influenciaram seu destino e que permanecerão para sempre nas páginas da história. “O Dia das Forças Armadas da Polônia também é o dia de todos os poloneses, de toda a nação que pode viver dentro de fronteiras seguras, com uma forte posição internacional”.
A Encarregada de Negócios mencionou outros fatos da história da Polônia. “Este ano lembramos os 80 anos da eclosão da Segunda Guerra Mundial, um conflito que para nós tem um significado traumático, porque custou milhões de vidas e arruinou nosso país”. Olkowska recordou que os militares estiveram presentes e combateram em todas as frentes durante esse período. “Os soldados poloneses não desistiram e lutaram em diversos lugares”.
A encarregada de negócios também lembrou a transição de sistema político no país, em 1989, após a queda da União Soviética, e a mudança das forças armadas, que hoje integram a OTAN. “Como parte desta aliança, trabalhamos ativamente em missões nos Balcãs, no Afeganistão, Iraque, Mediterrâneo, entre outras áreas”.
Durante o seu discurso, Olkowska citou algumas das missões as quais as Forças Armadas Polonesas já integram dentro da OTAN. Também salientou que os militares atendem as missões da Nações Unidas, auxiliando em diversos países. “Desde 1953, nós participamos ativamente das missões da ONU e mais de 115.000 soldados poloneses participaram de 92 missões diferentes. Em outubro, nossa unidade motorizada começa seu serviço na missão de paz da UNIFIL no Líbano”.
Para conferir outras fotos do evento, veja o Flickr da Embassy, clicando aqui.