Considerado um berço da civilização, o Egito viu alguns dos primeiros desenvolvimentos da escrita, agricultura, urbanização e religião. A rica herança cultural do país é parte de sua identidade nacional, que agregou diversas influências estrangeiras ao longo dos séculos. Uma das partes mais recentes e importantes na sua longa história foi comemorada no dia 31 de julho: a celebração da Data Nacional do Egito, comemorada no dia 23 de julho de 1952.
A recepção aconteceu na Embaixada do Egito em Brasília, contando com a presença de membros do corpo diplomático, representantes do governo brasileiro, jornalistas, egípcios e convidados. Na ocasião, o embaixador do Egito Alaaeldin Roushdy, e embaixatriz Alya Elwakeel declararam que estão de partida do Brasil. Ainda sem data marcada, o embaixador adiantou que a festa da data nacional foi provavelmente o último em que ainda será o Embaixador do Egito no Brasil.
O embaixador agradeceu o apoio que recebeu no Brasil de colegas do Itamaraty, diplomatas e membros do governo. “Nesta ocasião, gostaria de expressar nossa gratidão aos meus colegas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ao governo brasileiro, aos embaixadores e chefes de missões diplomáticas, bem como à comunidade egípcia e aos amigos brasileiros aqui presentes, pela sua amizade e suporte”.
Em seu discurso, o embaixador afirmou que as relações entre os países se baseiam no respeito do direito internacional, resoluções pertinentes da ONU, assim como benefícios mútuos. E deixou claro que isso vem ocorrendo em sua relação com o Brasil nos últimos anos. “Trabalhamos nos últimos quatro anos para fortalecer as relações com o Brasil e essas relações surgiram com mais força e continuaram a prosperar. Em 2017, o Acordo de Comércio Exterior entre o Egito e o Mercosul entrou em vigor”.
O fortalecimento da cooperação entre os dois países também foi ressaltado pelo embaixador através das visitas feitas entre representantes do governo das duas nações em diversas ocasiões. “Em 2018, as terceiras reuniões da Comissão Bilateral Brasil-Egito foram realizadas no Cairo. No mesmo ano, o vice-xeque de Al-Azhar, o mundialmente famoso Instituto Islâmico, visitou o Brasil, e em junho de 2019, o maior Fórum Empresarial Egípcio-Brasileiro foi realizado no Cairo”.
Os passos dados entre os dois países vem de forma positiva, de acordo com o diplomata, que frisou acreditar que “esses marcos definiram o caminho para fortalecer ainda mais nossa relação bilateral nos próximos anos”.
Confira todas as fotos do evento no Flickr da Embassy, clicando aqui