Fotos: Claudia Godoy
A independência da Bolívia foi proclamada no dia 6 de agosto de 1825, liderada pelo político venezuelano Simon Bolívar, que também foi homenageado no momento em que o país foi batizado com um nome inspirado em Simon. Na última segunda-feira (05), o embaixador da Bolívia José Kinn Franco, reuniu autoridades, membros do corpo diplomático para a festa do Dia da Pátria, comemorando esse ano os 194 anos de independência do país.
Durante o evento, o embaixador enfatizou alguns aspectos, como a importância da união entre os povos da América Latina e do mundo; e a parceria entre Brasil e Bolívia que já possui mais de um século. “Quero lembrar o Tratado de Amizade com o Brasil, completamos agora 152 anos de amizade com um diálogo de boa vizinhança e paz com o Brasil”. O diplomata também parabenizou o governo brasileiro por ter colocado a amizade e colaboração em primeiro plano.
O embaixador citou ainda acordos firmados com o Brasil nas áreas de gás, eletricidade, e o trem de integração oceânica. Além de fármacos e fertilizantes. Segundo José Kinn, a Bolívia passou por “momentos críticos, mas que foram superados”, e relembrou as coisas boas do país, como as reservas mundiais bolivianas de lítio, e atrações bolivianas como Salar de Ayuni, o Lago Titicaca, os Andes e as Missões Jesuíticas.