Fotos: ASCOM/IBRAM
O dia 18 de junho é celebrado no mundo todo como o trabalho voluntário Mandela Day, declarado em dezembro de 2009, pela Assembléia Geral da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). A data homenageia a Nelson Mandela, com base aos trabalhos voltados para humanidade feitos pelo defensor da igualdade racial.
Celebrando esse momento, nesta quinta-feira a embaixada da África do Sul, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), plantou 150 mudas de árvores no Parque Ecológico do Riacho Fundo 1. A atividade contribui para a restauração do Programa Adote uma Nascente (PAN), que tem finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no DF para cuidar da área ambiental de forma adequada.
A iniciativa contou com a participação do ministro da Embaixada da África do Sul, Fadl Nacerodien, do secretário das Relações Internacionais do Distrito Federal, Pedro Luiz Rodrigues, do secretário do IBRAM, Thiago Mendes, e da administradora regional da cidade, Ana Lúcia Melo.
Assim como Mandela dedicou os 67 anos de sua vida a ajudar os outros, a atividade, consiste em dedicar nessa data, 67 minutos à solidariedade. O tema deste ano é “agir, inspirar a mudança”, e o objetivo da realização em Brasília é conscientizar a população e preservar a nascente do parque.
No Distrito Federal, a bacia hidrográfica do Riacho Fundo tem grande importância por ser um dos principais mananciais que abastecem o Lago Paranoá, sendo que o parque ecológico abriga o maior conjunto de nascentes do ribeirão.
MEIO AMBIENTE E CONSCIENTIZAÇÃO – As sementes das plantas nativas foram plantadas por todas as autoridades do evento, ao lado do parquinho da área de conservação, e próximo à nascente. O ministro conselheiro da Embaixada da África do Sul, Fadl Nacerodien, que trabalhou com Mandela, afirmou que Madiba, como era chamado, priorizava o bem-estar de todos e o meio ambiente. “Ele via a água, terra, clima como a base da vida saudável. Se estivesse vivo, estaria lutando para essas causas ambientais, que se encontram em riscos”, afirmou.
O secretário das Relações Internacionais do DF, Pedro Luiz Rodrigues, destacou a importância do projeto que traz valores culturais, assim como de Mandela, para que sejam respeitados. “Além do Centro Interescolar de Línguas (CILT), há o Programa Bilíngue da embaixada com 15 escolas em parceria com a França, Espanha, China e Japão”, afirmou.
A influência de Mandela da atividade ambiental na comunidade do Riacho Fundo é de conscientizar a população sobre a importância do descarte de lixo e reflorestamento que, segundo a administradora da região, Ana Lúcia Melo, são os principais problemas encontrados ali. “A atitude prestada serve como alerta à comunidade para que cuidem melhor do nosso ambiente”, afirmou.
Para reforçar melhor os valores humanitários, Ana garantiu que terá a segunda edição em outubro, só que levando crianças ao local. Além de querer implantar a política de Mandela nas escolas.
No término do Mandela Day, a embaixada da África do Sul, presenteou as autoridades presentes com sacolas descartáveis com a imagem de Nelson Mandela e informativos do ex-líder sul-africano, com um selo de 100 anos de Mandela.
Programa – O Programa Adote uma Nascente (PAN), coordenado pelo Brasília Ambiental, atua há 18 anos e tem por finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no DF, com foco em ações de recuperação, preservação e conservação de áreas de preservação permanente de nascentes e em suas respectivas áreas de recarga. O programa já conta com 304 nascentes cadastradas.