Em reconhecimento à contribuição de Mandela para a cultura da paz e da liberdade, a Assembléia Geral da ONU declarou, em dezembro de 2009, o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela. Os 10 anos de Mandela Day , esse ano, será comemorado dedicando-se 67 minutos a ajudar os outros. O tema escolhido é “agir, inspirar a mudança”.
Em Brasília, a Embaixada da Africa do Sul em parceria com o Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Relações Internacionais, o Instituto Brasilia Ambiental (Ibram) e a Administração Regional do Riacho Fundo promovem, nessa quinta-feira (18) o plantio de 150 mudas de arvores nativas no Parque Ecológico Riacho Fundo. A ação ambiental, será das 9h às 12h, será a primeira atividade deste ano do Programa Adote uma Nascente (PAN).
O Embaixador Ntshikiwane Mashimbye, os membros da Embaixada da África do Sul e os representantes do GDF também lembrarão, no Mandela Day, da importância do líder sul-africano que, em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Além dos exemplares já existentes no acervo do parque, as mudas foram doadas em parceria com viveiros comunitários das administrações regionais do Lago Norte e Park Way.
O secretário-geral do Ibram, Thiago Mendes, afirmou que a ação ambiental visa fomentar o trabalho voluntariado, no contexto que as pessoas assumam parte de responsabilidade de tornar o mundo melhor, seguindo o exemplo inspirador de Mandela. “E sendo esta questão voltada ao meio-ambiente, o Ibram se sente agradecido em poder apoiar o evento”, acrescentou.
Programa – O Programa Adote uma Nascente (PAN), coordenado pelo Brasília Ambiental, atua há 18 anos e tem por finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no DF, com foco em ações de recuperação, preservação e conservação de áreas de preservação permanente de nascentes e em suas respectivas áreas de recarga. O programa já conta com 304 nascentes cadastradas.