Embaixatrizes que participam do Grupo entregaram, nesta sexta-feira (5/7), para moradores da Estrutural, distante 13 km de Brasília (DF), equipamentos para uma cozinha industrial financiada com recursos arrecadados pelo GCCM e vindos da Fundação Banco do Brasil. Os equipamentos entregues serão usados para qualificar a comunidade na área de panificação e doces. A iniciativa faz parte do projeto Sabor & Som, criado pela presidente do Instituto Reciclar e maestrina, Rejane Pacheco, para ajudar moradores que tinham como fonte de renda materiais reciclados do extinto aterro sanitário local.
Em um amplo espaço, construído também com o apoio das embaixatrizes, os moradores poderão aprender a produzir pães, doces e salgados e ter uma nova profissão. “A criação de uma padaria e escola técnica atende à demanda de capacitação que permita aos moradores da estrutural conseguir emprego, depois da desativação do lixão, em 2018”, explicou Miriam Polito de Fabiancic, Presidente Honorária da GCCM e Embaixatriz da Organização das Nações Unidas (ONU). “Sobretudo, o projeto é dirigido às mulheres da comunidade, que conseguirão ter acesso a um treinamento profissional técnico em padaria”, acrescentou.
No curso, os alunos aprenderão ainda assuntos como empreendedorismo, técnica de vendas e qualidade no atendimento ao cliente, oferecidos pelo Banco do Brasil em parceria com o SENAC, que também será responsável pelo direcionamento dos moradores ao mercado de trabalho. “Uma vez treinados, os estudantes poderão ingressar na força de trabalho, mas também dentro da instituição para colaborar com a sustentabilidade dos projetos”, detalhou a Presidente Honorária da GCCM.
“Esse projeto, além de trazer a formação profissional para esses alunos, vai melhorar o lanche dos 150 alunos que estão aqui todos os dias. As famílias mais carentes vão receber parte da produção para levar para suas famílias. Nós vamos produzir materiais de qualidade para vender e ajudar a instituição a crescer e estamos montando um coffee buffet para atender com qualidades as instituições que queiram contratar nosso serviço. Saibam que vocês também são responsáveis pelo sucesso desse projeto”, declarou Rejane Pacheco.
O público alvo do projeto são candidatos com mais de 16 anos, chefes de família (especialmente mulheres), as instituições trabalhadoras e a comunidade em geral. Além da GCCM, Banco do Brasil e Senac, a Promotoria de Justiça do DF (SEMA) são parceiros do Sabor & Som.
Participaram da cerimônia as embaixatrizes do Líbano, Sana Sayah; da Alemanha, Sabine Wetschel; do Egito, Alya Elwakeel; do Sri Lanka, Razeeya Jafeer; de Singapura, Yumi Ng; da Holanda, Marie Jeanne Van Rij; e da Romênia, Ligia Mera, além de parceiros, colaboradores, alunos do projeto e moradores da cidade.
GCCM – O Grupo de Cônjuges dos Chefes de Missão (GCCM) visa arrecadar recursos para financiamento de projetos sociais no Brasil, por meio da realização ou participação em eventos, e estreitar as relações entre o corpo diplomático e à comunidade brasileira. Apenas em 2018, o grupo apoiou 22 projetos sociais em Brasília e cidades vizinhas, como o Reciclando Sons, uma orquestra formada por jovens carentes. Agora ele foi ampliado e envolve também as famílias por meio do Sabor&Som.
O GCCM financiou, nesse projeto, além da doação de equipamentos industriais para a cozinha, a construção de parte do prédio para os adolescentes buscando aumentar o número de participantes. O local foi inaugurado em abril de 2018 com um concerto pelos jovens para as embaixatrizes. Eles também já se apresentaram em embaixadas, como a da Áustria, Argentina, Bélgica e Alemanha, ao longo do ano passado.