A noite de terça-feira (02) foi de festa na Embaixada de Belarus onde houve a comemoração do 28º aniversário da independência do país. O Embaixador Aleksandr Tserkovsky citou, em discurso, que embora a etnia belarussa fizesse parte de vários países ao longo da formação de seu Estado não perdeu sua essência. “Nós conseguimos preservar a nossa língua, cultura e costumes”.
Os convidados, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do país através de uma exposição de fotos e artesanatos belarus, partilharam um pouco sobre a história do país durante o discurso do embaixador. Tserkovsky expressou o crescimento de Belarus ao longo dos últimos anos. “Nos consolidamos firmemente o status de país pacífico que sabe, por experiência própria, o quanto custa manter a paz e o seu ponto de vista, não perder a voz nas condições atuais de conflitos políticos pela liderança”.
Frisando a política externa, o diplomata lembrou a cooperação plena que possui com seus parceiros, incluindo o Brasil. De acordo com Tserkovsky, em 2018 o volume de comércio entre Belarus e Brasil ultrapassou 700 milhões de dólares. “Continuamos desenvolvendo a cooperação na área de petroquímica, metalurgia, engenharia mecânica e têxtil”.
Belarus adquiriu um lote de aviões da Embraer no ano passado e em 2019 serão finalizadas as atividades voltadas para a ratificação do Acordo de Cooperação na área de educação entre os países. “Também estamos dedicando atenção especial à cooperação interregional com os estados brasileiros, como Goias, Distrito Federal, Tocantins, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraná”, finalizou o embaixador.