A Embaixada de Luxemburgo sediou, pela segunda vez em Brasília, a data nacional do país, quando também se celebra o aniversário do Grão-Duque Henri. Durante o evento, que ocorreu na quarta-feira (19), foi lembrado ainda o ex-Grão-Duque Jean, falecido, em abril, aos 98 anos de idade. Ele governou o grão-ducado por 35 anos.
Durante a recepção, os convidados puderam apreciar a exposição de artes que continha pinturas, esculturas e desenhos da artista plástica Joanna Scharlé de Vasconcelos, brasileira de descendência luxemburguesa. O embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger ressaltou em seu discurso a beleza das obras e a importância dos brasileiros conhecerem um pouco mais da cultura de Luxemburgo.
A arte foi destaque na festa, pois além da exposição, o Maestro Gast Waltzing e o guitarrista David Laborier, em parceria com o grupo Fuzijazz da Marinha do Brasil abrilhantaram a festa, vindo diretamente de Luxemburgo. O conjunto apresentou um show de jazz, o terceiro apresentado por eles em Brasília. O embaixador relembrou a passagem do grupo pela capital, afirmando que “o primeiro show deles aconteceu no Clube do Choro e o segundo no Cine Brasília, com a Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Claudio Santoro.
O Maestro Gast Waltzing, trompetista e compositor renomado, foi premiado em 2016 com um Grammy, conforme foi recordado pelo embaixador. Juntamente com o guitarrista David Laborier, o maestro faz uma primeira turnê pelo Brasil, que percorre ainda Florianópolis e São Paulo.
História – Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Tem uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas e uma área de aproximadamente 2586 km². Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente.
O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capitado mundo. A sua importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência europeia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.