Uma das datas mais esperadas do ano para muitos no Reino Unido é o aniversário da Rainha Elizabeth II. Na realidade ela nasceu no dia 21 de abril, porém, a data “oficial” é comemorada em junho. Geralmente, as festas oficiais que marcam o aniversário de um rei ou rainha britânica não coincidem com o dia do nascimento.
Para celebrar os 93 anos de vida da monarca mais longeva que a Inglaterra já teve, o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan recebeu seus convidados na sede diplomática, na última terça-feira (18). A festa, que teve muita música e animada com a presença de covers de grandes artistas de sucesso no país como Freedy Mercury, Amy Winehouse, John Lenon e Elton John.
Em seu discurso, o embaixador falou sobre música, grandes mudanças internacionais e, claro, sobre Elizabeth II. De acordo com Vijay Rangarajan, a rainha é verdadeiramente notável. No ano passado comemorou-se os 50 anos da visita da monarca ao Brasil, em 1968, e a Casa da Moeda e os Correios lançaram medalhas e selos comemorativos. “Ela passou o seu carinho pelo Brasil para outros em sua família, como o Príncipe Harry, que muitos de vocês conheceram quando veio à Copa do Mundo aqui no Brasil”, lembrou o diplomata.
O embaixador também frisou que tanto britânicos quanto brasileiros têm um relacionamento intenso e especial com a música, sendo uma das coisas que mais me surpreendeu o diplomata ao chegar ao Brasil. “Os Beatles estabeleceram o cenário, e assim continuam! Ed Sheeran parece estar em todos os lugares, outros artistas britânicos estão deixando suas marcas no Brasil, como o show completamente esgotado da Lilly Allen em São Paulo na semana passado, e muitos outros que virão para o Rock in Rio em setembro”, disse.
Passando pela música, Rangarajan citou três pontos importantes acontecendo envolvendo o Reino Unido e Brasil. A primeira é a solicitação do Brasil para juntar-se à OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. De acordo com o diplomata, tem sido fantástico trabalhar com o governo brasileiro na implementação do acervo da OCDE e ajudando nesse caminho. “Essas reformas nem sempre são fáceis, mas o comprometimento tem causado claro progresso. Nós apoiamos veementemente a entrada do Brasil”, afirmou.
Em sua fala, Rangarajan garantiu que independente de quando ou de qual maneira o Reino Unido sair da União Europeia, “continuaremos promovendo a abertura do comércio e investimento dos mercados, com regras compartilhadas e padrões altos, nos interesses de uma prosperidade mútua”.
Como segundo ponto, o embaixador citou a questão da Venezuela, reafirmando o apoio ao Brasil na ajuda com a crise no país vizinho. “Quando fui à Roraima no mês passado – até a fronteira em Pacaraima – eu vi em primeira mão o excelente trabalho do exército brasileiro na Operação Alcolhida, com as Nações Unidas, governo Brasileiro e muitas outras agências”.
Segundo o diplomata, os brasileiros devem se orgulhar do que está sendo feito. “Existem lições sobre gerenciamento de crises aqui que todo o mundo poderia aprender. Mas claro que os desafios continuam, nas áreas da saúde, da interiorização, e em encontrar uma solução política que possa restaurar a paz e a democracia na Venezuela”, discursou Rangarajan.
COP 26 – O terceiro abordado pelo embaixador em seu discurso, e colocado como prioridade do mesmo enquanto está no Brasil é o desafio global de mudança climática. O Reino Unido quer sediar o COP 26 no ano que vem. “Nós somos a primeira economia do G7 a aspirar uma conquista de zero carbono até 2050 – algo que já foi legislado e adicionado como lei no Reino Unido”. Segundo Rangarajan, o Brasil é um parceiro crucial para isso, pois “as forças dos setores brasileiros de energia e agricultura são claras, assim como é o caminho desenvolvido pelo Embrapa para uma economia cada vez menor em carbono, dando uma vantagem competitiva real”.
PARA VER TODAS AS FOTOS DA FESTA, CLIQUE AQUI E ACESSO NO FLICKR