Nenhum prato típico identifica mais El Salvador e os salvadorenhos que a pupusa. Sem dúvida, a tortilha espessa com recheio salgado, tipicamente acompanhada pelo “curtido” – uma salada de repolho apimentada, faz parte da nossa identidade e cultura daquele país. Pensando nisso, a Embaixada de El Salvador, em coordenação com o comitê cidadão de salvadorenhos em Brasília, organizaram, nesse sábado (16), o I Festival de Pupusas, “Queríamos compartilhar com Brasília o sabor que tanto amamos”, explicou a embaixadora Diana Vanegas.
Os convidados puderam saborear pupusas revoltas, de queijo com feijão e de ayote com queijo. Também tivemos uma apresentação do presidente do Comitê cidadão, sobre a cultura do milho em El Salvador, na qual os participantes aprenderam sobre a importância desse alimento na sociedade e culinária salvadorenha em particular. Tudo isso, ao ritmo de música salvadorenha.
Diana Vanegas agradeceu, de forma especial, a pupuseria Sylvia de Sonsonate, pelo apoio, sem o qual, a seu ver, o festival não seria realizado.