A Embaixada do Azerbaijão em parceria com o Centro Cultural da Câmara dos Deputados lançou na terça-feira (23) a exposição Cultura, tradição e paisagismo do Azerbaijão, que conta com aproximadamente 80 fotos e pinturas, retratando as tradições, política, belezas naturais, culinária, arquitetura e carpetes de uma das nações mais antigas do mundo.
Com uma população de cerca de 9.800 milhões de habitantes e localizado entre a Ásia e a Europa, o Azerbaijão é um país cheio de histórias, no qual ocidente encontra oriente. Religiões, grupos étnicos e filosofias distintas coexistem em tolerância, sendo um país onde é possível encontrar sinagogas, igrejas católicas, ortodoxas, mesquitas, Igrejas Apostólicas Armênias e Igreja Alemã Kirche, tudo no centro de Baku, capital do Azerbaijão.
O embaixador Elkhan Polukhov agradeceu a presença de todos na abertura da mostra fotográfica e afirmou que a exposição era uma pequena amostra da beleza do Azerbaijão e que mesmo com a distância, Brasil e Azerbaijão se conectam.
Apesar de serem países distantes, as fotos podem mostrar um pouco da nossa beleza. Apesar das nossas diferenças culturas, nós podemos coabitar de maneira harmoniosa.
O deputado federal e presidente do Grupo de Amizade entre Brasil e Azerbaijão, Claudio Caiado enalteceu a parceria entre Brasil e Azerbaijão e afirmou que através da exposição é possível aproximar a cultura do país ao Brasil. “O embaixador sabe da importância do Azerbaijão para o Brasil, e mais do que isso, cada vez maior as relações comerciais, culturais e políticas. Através dessas fotografias, muitas pessoas que não conhecem o país, vão ter a oportunidade de presenciar a beleza dessa terra”.
Segundo o deputado, as belezas naturais do Azerbaijão são impressionantes, vistas por ele pessoalmente em viagens feitas ao país algumas vezes.
O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia estará no Azerbaijão em missão oficial semana que vem, e me parece ser a terceira vez dele no país, o que demostra o carinho que nós temos por esse país.