O embaixador Jorge Cabral e embaixatriz Maria Rita Cabral abriram as portas da Embaixada de Portugal em Brasília, para a comemoração da data nacional do país, tradicionalmente celebrada no dia 10 de junho. O evento, que também brindou a vida do poeta português Luís de Camões, ocorreu na terça-feira (11) e reuniu diplomatas, autoridades do governo brasileiro, imprensa, portugueses e convidados.
A festa homenageou os 439 anos da morte de Luís de Camões, poeta e soldado português, autor de uma das obras mais importantes da literatura mundial, Os Lusíadas. “O livro não torna a pessoa um português, mas torna todos patriotas”, afirmou o embaixador Jorge Cabral.
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas. Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou dos portugueses.
O redescobrimento de Portugal por outros países ao longo dos últimos anos foi citado pelo embaixador. “Muitos dos que nos honram nesta noite com sua presença tem vindo a redescobrir e a se encantar com um país que se reabre ao mundo. Não por a caso, Portugal foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o melhor destino turístico do mundo”. Na ocasião, os convidados também conferiram a exposição de porcelanas da marca Vista Alegre.
Para ver as outras fotos do evento, vá até o Flickr da Embassy, clicando aqui!