Futuras instalações próprias da missão representativa do país africano serão construídas na quadra 811 Sul, no Setor de Embaixadas Sul
Fotos: Rafael Luz
O vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, que esteve em missão oficial no Brasil, e o embaixador angolano Nelson Cosme receberam, nessa terça-feira (01/11), a escritura do lote onde será construída a sede da embaixada de Angola no Brasil. A entrega foi feita pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e pelo secretário de Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues. A solenidade ocorreu no local com a presença de diversas outras autoridades.
“Esse é o resultado de um esforço da nossa representação diplomática iniciado em 2001 que culmina com essa entrega nesse mês de novembro, um momento especial, quando celebramos o 40º aniversário de independência do nosso país”, discursou o embaixador de Angola, Nelson Cosme (foto). A seu ver, esse também é um gesto de fortalecimento das relações diplomáticas daquele país africano com o Brasil. Cosme lembrou ainda que o Estado brasileiro foi o primeiro a reconhecer a independência de Angola, declarada em 11 de novembro de 1975.
O governador Rodrigo Rollemberg (foto)reforçou o propósito de intensificar relações com comunidades amigas. “Esperamos que essa embaixada venha fortalecer os laços de amizade e manter o intercâmbio econômico, cultural e social.” No ano passado, a Embaixada de Angola recebeu alunos da rede pública no programa Embaixada de Portas Abertas. O projeto é de iniciativa da colaboradora do governo local Márcia Rollemberg, que também esteve presente na cerimônia.
A Embaixada de Angola, que hoje funciona em uma casa alugada na QL 6 do Lago Sul, agora ganhará uma sede própria. Com 25 mil metros quadrados, na quadra 811 do Setor de Embaixadas Sul, o terreno foi doado pelo Executivo local por meio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Agora o espaço será transferido para a Secretaria de Patrimônio da União, que depois o repassará para a embaixada, por meio do Ministério das Relações Exteriores.
Também participam da cerimônia o ministro de Relações Exteriores de Angola Georges Chikoti, o Subsecretário-geral da África e do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Fernando Abreu, o embaixador Sobreira Lopes, o secretário de Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, o deputado distrital Lira (PHS) e o presidente da Terracap, Júlio César de Azevedo Reis.