Em reconhecimento ao Mês Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersex) e dando continuidade às ações promovidas em Brasília para o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, missões diplomáticas e centros culturais em Brasília organizam o IV Festival Internacional de Cinema LGBTI. Naquinta-feira, dia 23 o Festival começou no Instituto Cervantes, com o filme espanhol premiado “Carmen y Lola”!
O evento é organizado em parceria com as Embaixadas da Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suécia. Conta ainda com o apoio doa Delegação da União Europeia no Brasil, Festival Curta Brasilia, campanha Love is Great, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e UNAIDS.
A programação desse ano inclui 17 filmes, sendo 4 documentários, em diversos idiomas, mas legendados em português, que abordam diversas questões da comunidade LGBTI. A luta pela igualdade de direitos, a descoberta da própria identidade, a aceitação da identidade pela família e sociedade ou a relação entre a tradição e os diferentes modos de amar são alguns dos temas que tratam os filmes.
Nessa edição, o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) apresentará o projeto “Luz, Câmera, Zero Discriminação”, realizado em São Paulo com pessoas trans e travestis; a Sétima produções, que realiza todos os anos o Festival Curta Brasilia, exibirá três curtas-metragens de realizadores brasilienses que mostram a diversidade da comunidade LGBTI no DF. E por fim, contaremos com a exibição do documentário “Meu nome é Jacque”, viabilizada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil.
SERVIÇO
Evento: 4º Festival Internacional de Cinema LGBTI
Abertura: 23 de maio às 19h. no Instituto Cervantes de Brasília (SEPS 707/907 – Conj. D – Asa Sul – CEP: 70390-078)
Data: 23 de maio a 6 de junho de 2019
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/415833632579976/?event_time_id=415833645913308
Perfil Instagram: Fic.lgbti
Local: Instituto Cervantes, Alliance Française, Goethe-Zentrum, Camões – Centro Cultural Português em Brasília