Fotos: Eliane Loin
A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (21), em sessão solene, os 71 anos da criação do Estado de Israel, comemorados no dia 14 de maio. O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), conduziu a sessão no Plenário Ulysses Guimarães. Com a presença do embaixador Yossi Shelley, de parlamentares e de centenas de convidados, o evento foi destacou o desenvolvimento tecnológico de Israel como fundamental para a consolidação do país como uma potência mundial.
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou o desenvolvimento tecnológico de Israel nas últimas décadas. “Quando, em 14 de maio de 1948, Israel proclamou sua independência, poucas pessoas podiam imaginar que em um lapso de tempo tão curto se tornaria um ícone do desenvolvimento econômico e industrial”, disse.
Rodrigo Maia complementou desejando votos de paz e crescimento ao país. “O futuro já chegou para Israel, e ele é próspero. Se a trajetória do país continuar em direção ascendente, ele continuará crescendo. E é exatamente isso que desejamos nesse aniversário”, declarou.
Na solenidade, o Embaixador de Israel, Yossi Shelley, destacou a atuação internacional do país no setor de tecnologia e lembrou das dificuldades vividas pelo povo judeu. “Nossa história foi muito difícil. Se você ver a história do povo judeu, sempre fomos perseguidos. E hoje, nós não estamos ajudando só Israel, mas todo o mundo. Está na bíblia que os judeus serão a luz de todas as nações. Por isso, os israelenses e judeus querem ajudar todo mundo”.
De acordo com o embaixador, a relação entre Brasil e Israel está mais forte que nunca. “Tivemos a visita do nosso primeiro-ministro ao Brasil para a posse do presidente Bolsonaro, outras visitaras de autoridades brasileiras. Nunca tivemos isso e agora está acontecendo”, frisou.
Yossi Shelley também recordou do desastre de Brumadinho, dando um exemplo da aproximação entre Brasil e Israel, pois equipes do país foram até Minais Gerais colaborar no resgate. “Quando teve o desastre de Brumadinho, no dia seguinte já tinha uma equipe designada para vir ao Brasil ajudar”, contou.
Os conflitos entre palestinos e judeus existem há séculos, mas segundo o embaixador, Israel quer a paz com os vizinhos palestinos. “Ninguém gosta de uma situação de guerra. Por isso fizemos acordos de paz com alguns países, como o Egito”. Shelley afirmou contar com o Brasil para ajudar na aproximação entre esses países. “Nós queremos paz com os países palestinos e buscamos uma parceria para que isso aconteça. Esperamos que o Brasil nos ajude a conquistar esses parceiros”.