Fotos: Eliane Loin
A Segunda Guerra Mundial foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XX e que traz desdobramentos até os dias atuais. A Rússia, que na época ainda era União Soviética fez parte ativamente da batalha. Estando do lado dos Aliados, a Rússia ajudou a dissolver a hegemonia alemã e terminar a guerra. O dia em que a capital da Alemanha, Berlim, foi rendida é comemorado pelos russos como o Dia da Vitória.
Em comemoração à essa data, a Embaixada da Rússia promoveu na última quinta-feira (16) uma exposição de pinturas dos soldados soviéticos criadas nos tempos da grande guerra. Após a mostra, o filme russo Tigre Branco, que fala sobre esse período de guerra, foi exibido aos presentes.
O embaixador da Rússia, Serguey Pogosovich Akopov agradeceu a presença dos convidados por celebrarem umas datas mais importantes para o país, o aniversário da vitória na guerra que durou de 1941 a 1945. “Essa data ficou marcada não só na história, mas na vida dos países que compunham a antiga União Soviética. Isso porque foi uma luta pela sobrevivência e ganha por uma grande força de homens de várias nacionalidades que lutaram.
Serguey Akopov declarou que em comemoração à data, o filme Tigre Branco seria apresentado, o que nas palavras do embaixador se trata de um filme moderno, feito nos dias de hoje e por um dos nossos melhores cineastas russos. “O filme mostra de um lado uma máquina de guerra perfeita, praticamente invencível, mas que não tem alma. E de outro lado, cinco soldados que estão sofrendo, mas com muita vontade de vencer”. Na visão do diplomata, o filme não é apenas sobre a segunda guerra, mas traz uma grande mensagem para os nossos dias e as novas gerações.
Parafraseando uma música, o embaixador afirmou que a comemoração é “uma festa com lágrimas nos olhos”, pois o preço pago pela vitória foi algo inimaginável, com mais de 27 milhões de vítimas. “Naquele momento a União Soviética entrou em uma batalha de vida ou morte com a máquina militar mais forte e poderosa que existia na época”. Serguey Akopov afirmou que a vitória culminou com a tomada de Berlim em 1945 e teve uma importância não só para a URSS e a Rússia, mas para todo o mundo. “Hoje, a nossa tarefa consiste em as futuras gerações não se esqueçam daquela façanha e de seus antepassados”, frisou o embaixador.