O fortalecimento do intercâmbio econômico em setores de alta tecnologia, agricultura, fontes renováveis de energia, maquinaria, uso pacífico da energia nuclear e de mineração com o Brasil. Essa foi a tônica da primeira reunião de 2019 do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cazaquistão, realizada em 09 de maio, no Senado Federal, e liderada pelo presidente do grupo e vice-líder do governo, Senador Chico Rodrigues.
O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Kairat Sarzhanov, afirmou, durante a reunião, que seu país está interessado em buscar um intercâmbio com a indústria brasileira em diversas áreas. Segundo ele, o objetivo do governo cazaque é atrair investimentos e aumentar o valor do comércio bilateral, hoje em níveis modestos em comparação com o potencial econômico de ambas nações. “Nosso comércio bilateral está crescendo muito rápido”, disse Sarzhanov.
Em 2018, o Brasil exportou US $ 80,3 milhões para o Cazaquistão e importou US $ 35,7 milhões, o que resultou em um superávit de mais de US $ 44,5 milhões. Mas apenas nos primeiros quatro meses de 2019, o Brasil exportou US $ 28,4 milhões e importou US $ 11,6 milhões, com um superávit de US $ 16,6 milhões.
Sarzhanov também expressou sua esperança de que a Embraer possa abrir um centro de serviços em Nur Sultan, capital do Cazaquistão, já que o lado cazaque não exclui a possibilidade de encomendar mais aeronaves da Embraer no futuro.
O embaixador citou ainda, em sua apresentação, importante cooperação de empresas dos dois países na área espacial e a recente parceria com a Embrapa, que terá como consequência, entre outras, uma maior venda de bovinos vivos ao Cazaquistão.
Bahia – Investimentos da Eurasian Mining Group para o setor de mineração da Bahia também foram lembrados pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) que foi governador da Bahia entre 2011 e 2014, sendo o responsável por atrair a empresa cazaque para aquele estado. De acordo com o parlamentar, os investimentos já alcançam cerca de U$ 1 bilhão e, recentemente a Eurasian aliou-se a duas empresas estatais chinesas, e o objetivo é incrementar estes investimentos no interior da Bahia em mais U$ 1,4 bilhão. Jaques Wagner informou ainda que tem havido esforços visando acelerar o processo de concessão da ferrovia Leste-Oeste para que estes novos investimentos sejam consolidados.
Além dos membros do grupo parlamentar, a reunião contou ainda com a presença do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado Nelsinho Trad, o Vice-presidente da Comissão Marcos do Val, o Vice-presidente do Grupo de Amizade Parlamentar “Brasil-Cazaquistão” Angelo Coronel, o Chefe da Secretaria de Relações Internacionais da Presidencia do Senado Federal Embaixador Marco Farani e também Vice-presidente da “Embrapa” Celso Moretti, Diretor Geral do Departamento da Rússia e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores do Brasil Embaixador Ari Quintella.