O Brasil possui diversos países parceiros e criou ao longo da sua história fortes laços com algumas nações. Uma delas é o Vietnã, que comemorou os 30 anos de cooperação com o Brasil. Alguns eventos aconteceram durante as últimas semanas, mas na quarta-feira (08), a Embaixada do Vietnã festejou a terceira década de colaboração entre os países.
O embaixador do Vietnã Do Ba Khoa recepcionou os convidados e entusiasmado, declarou que tanto Brasil quanto Vietnã emitiram comunicado celebrando a parceria de 30 anos entre os dois países. “Hoje nos reunimos aqui para comemorar esse grande dia, pois 30 anos não é um período longo para relações bilaterais, mas o importante para os nossos países foi ter reconhecido a posição de cada um na sua região e no mundo, e suas possibilidades”.
Mesmo com diferenças, o embaixador enalteceu a relação entre os países, e a decisão de fortalecer a parceria. “Decidimos trabalhar juntos para desenvolver e aprofundar os laços que temos, apesar de algumas barreiras, como a distância geografia e os idiomas”, pontuou.
Alguns pontos ao longo da relação foram abordados por Do Ba Khoa, como visitar oficiais realizadas por ambos e os acordos firmados, que dão o tom da relação entre Brasil e Vietnã. “Ao longo dos anos trocamos visitas oficiais importantes, e na política estamos cada vez mais fortalecidos”, declarou. O diplomata frisou que ao longo dos anos, os governos colaboraram para a relação, “fazendo com que assinássemos memorandos e acordos relacionados a aviação civil, comercio, transporte marítimo, ciência e tecnologia, agricultura, saúde, diplomacia governamental entre outros”.
Para o embaixador, essa série de ações ao longo dos anos que ajudaram “nossos dois povos a entenderem as necessidades de cada e ajudou na valorização do respeito entre as nossas nações”. Após 30 anos de amizade, Brasil e Vietnã criaram uma amizade com confiança, nas palavras de Do Ba Khoa, que reafirmou ainda que está convencido de que uma plataforma sólida foi construída pelos dois países. “Nós continuarmos aproveitando oportunidades e trabalhar juntos para abrir uma nova etapa de relacionamento e elevar a cooperação em patamar maior do que hoje”.
Parceria nos Negócios
Na cooperação comercial, tanto Brasil e Vietnã cresceram nos últimos anos e para o embaixador, o ponto mais marcante da relação bilateral foi é o aumento do intercâmbio comercial, que de acordo com o diplomata aumentou 155 vezes de 2001 a 2018. Essa parceria comercial também foi ressaltada pelo embaixador do Itamaraty Reinaldo José de Almeida Salgado, que declarou que o Vietnã é hoje o maior parceiro do Brasil na região do sudeste asiático.
Os investimentos também aparecem no âmbito político para Reinaldo Salgado, já Brasil e Vietnã possuem dois mecanismos regulares de diálogo. “Nós temos as reuniões de consulta sobre Assuntos de Interesse em Comum, e a Comissão Mista Bilateral. Esse nosso intercambio em organizações multilaterais é bastante produtivo, contando com troca de apoio e candidaturas”.
Para o embaixador, passos dados ao longo dos anos, como o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Agricultura e o Acordo de Cooperação Técnica entre a APEX e a Câmara de Comércio e Industria do Vietnã, “atestam o desejo de fortalecer os fluxos existentes nessas áreas, de grande importância para ambos os países”, finalizou.