A relatora especial para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Hanseníase e seus Familiares, Alice Cruz, visitará o Brasil entre os dias 7 e 14 de maio. É a primeira visita oficial dela no cargo.
“Estou muito interessada em saber as medidas concretas que as autoridades estão tomando para proteger e promover os direitos humanos das pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares. Também pretendo identificar desafios e lacunas na eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase, para elaborar recomendações,” afirmou Alice Cruz.
“A minha visita se concentrará nos temas da discriminação estrutural e interpessoal, políticas anti-discriminatórias e melhores estratégias para a redução do estigma e desenvolvimento inclusivo com relação às pessoas afetadas”, acrescentou.
A relatora especial terá reuniões com representantes dos governos federal e locais, organizações da sociedade civil, peritos e pessoas afetadas pela hanseníase, seus familiares e representantes de organizações que os representam.
Ela visitará colônias de hanseníase e comunidades afetadas pela doença para discutir prioridades e preocupações. O relatório da viagem, com resultados e recomendações, será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em junho de 2020.
Coletiva de imprensa – A relatora especial dará uma coletiva de imprensa ao fim da missão, no dia 14 de maio, na Casa da ONU, em Brasília. O acesso é limitado a jornalistas e é necessário credenciamento de imprensa.
SERVIÇO
Coletiva de imprensa – Alice Cruz, relatora especial para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Hanseníase e seus Familiares
Data: Dia 14 de maio – 11h30
Local: Casa da ONU – Complexo Sérgio Vieira de Mello – Sala Luis Carlos Costa.
Setor de Embaixadas Norte – Lote 17 – Asa Norte, Brasília/DF, 70800-922
Credenciamento de imprensa (nome, veículo e contatos) através do email lorenzo.casagrande@one.un.org
Informações para a imprensa: Roberta Caldo – assessora de comunicação da ONU no Brasil – caldo@un.org / (21) 982020171.