[:pb]
Italianos e seus descendentes criaram um comitê e preparam abaixo assinado para a admissão de pessoal nos serviços consulares. No documento, que será encaminhado ao primeiro ministro Matteo Renzi, eles solicitam que a taxa de 300 euros cobrada por cada processo de reconhecimento da cidadania seja usado para esse fim, contração de mais servidores. De acordo com o abaixo assinado, “a realidade atual dos serviços consulares italianos, não é adequada às grandes dimensões de nossas comunidades no exterior e proporciona um serviço precário aos compatriotas”.
O problema, segundo eles, não é de responsabilidade do corpo diplomático ou dos trabalhadores da rede consular, mas de insuficientes recursos disponíveis. “Nossa preocupação é que os serviços consulares são o cartão de visita da Itália no exterior, além de um serviço devido a cidadãos residentes no exterior e àqueles que segundo a legislação italiana têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana por descendência”, explica Claudio Zippilli, membro do comitê.
Assim, já está online uma petição para melhorar os serviços consulares italianos para se evitar filas de até 10 anos para o pedido de cidadania, espera de meses para agendar pedido de passaporte o para legalização de documentos como casamento, divórcio e nascimento.
https://www.change.org/p/petizione-popolare-per-il-miglioramento-dei-servizi-consolari-peti%C3%A7%C3%A3o-popular-para-a-melhoria-dos-servi%C3%A7os-consulares
[:]