20 de abril é um dia especial para os diplomatas. É nessa data que se celebra o nascimento de José Maria da Silva Paranhos, mas também conhecido como Barão de Rio Branco. E para homenageá-lo, foi instituído o Dia do Diplomata, estabelecida por decreto (de número 66.217, de 17 de fevereiro de 1970).
Paranhos é considerado o Patrono da Diplomacia Brasileira, pois foi uma grande personalidade que comandou o Ministério de Relações Exteriores, entre o fim do século XIX e início do século XX.
Ser um diplomata significa representar o seu país perante outros governos. Sendo assim, um diplomata tem como responsabilidade também em informar e negociar com outros países. Também tem como objetivo atender os interesses do país internacionalmente, onde abordam temas de paz, fluxos migratórios, segurança, meio ambiente e diversos outras relações de comércio, economia e finanças.
O mercado de trabalho na área de diplomacia é amplo, principalmente pela inserção cada vez maior do Brasil no cenário mundial. É fato que as relações internacionais ocorrem e se transformam rapidamente, exigindo que esse profissional esteja atualizado e capaz de encarar desafios.
A formação necessária para ser um diplomata é possuir um diploma de graduação em qualquer curso superior. O caminho para ser esse profissional é longo, exigindo comprometimento, paciência, disciplina, concentração, entre outros, porém a recompensa no final é satisfatória.