A culinária do país, localizado no sul da Europa, foi apresentada à alguns convidados na terça-feira (12) na sede diplomática em Brasília
Raquel Pires
A Embaixada Sérvia abriu suas portas na última terça-feira para uma apresentação turística sobre o país e uma degustação culinária na residência oficial, na Avenida das Nações em Brasília. O embaixador da Sérvia Veljko Lazic e a embaixatriz Olga Lazic receberam os convidados com delícias típicas sérvias como o pão sérvio caseiro, Kiflice com queijo e gergelim, uma espécie de bolinho, Cevapi, que são as espetadas de carne moída, Pljeskavice, um grelhado de carne de porco, bovina e cordeiro entre outros pratos.
Veljko Lazic agradeceu os jornalistas e convidados pela presença e falou um pouco sobre a Sérvia, que segundo ele é pouco conhecida pelos brasileiros e que divulgar as delícias e o turismo do país é uma forma de aproximar as duas culturas. “Somos uma nação com muitos atletas conhecidos pelos brasileiros como Dejan Petković que jogou no Flamengo. Nós queremos ampliar esse conhecimento e mostrar para o mundo a Sérvia”.
Lazic ressaltou que os brasileiros não têm necessidade de visto para uma estadia na Sérvia de até 90 dias, e que o melhor período para visitar o país é maio/junho, sendo que também é bonito em setembro. De acordo com o diplomata, para aqueles que gostam de esportes com neve, o melhor é no inverno entre dezembro e fevereiro. “Garanto-lhes que irão sentir-se em casa”, afirmou
Gastronomia – A culinária Sérvia é rica e saborosa, segundo a embaixatriz Olga Lazic, que apresentou a comida típica aos presentes. “Nós temos uma influência dos países orientais e ocidentais muito grande pela nossa localização, ao sul da Europa e talvez ao provar, vocês vão reconhecer alguns cheiros vindo da Turquia, Grécia, da Áustria, comida oriental. Isso tudo é uma combinação que nós temos na nossa gastronomia”, explicou.