O ministro conselheiro da embaixada da Itália, Filippo La Rosa (a direita) , e o diretor cultural do Comites Brasília, Roberto Max Lucich, abriram nessa quita-feira(25), a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano. A pequena cerimônia foi na própria sala do Cine Itaú antes da exibição do filme de abertura, La pazza gioia de Paolo Virzì. Depois de pedirem um minuto de silencio pelas vítimas do último terremoto na Itália, os dois apoiadores do evento falaram da importância da mostra dos filmes. “Vocês estão vendo os mesmas obras que os italianos, com igualdade de condições”, disse o ministro La Rosa. Para Roberto Max, esta é uma oportunidade única de ver bons filmes e conhecer o trabalho dos cineastas da Itália.
Também estiveram presentes à abertura da festa, o presidente do Comites Brasília, Cláudio Zippilli, servidores da embaixada, cinéfolos e italianistas. Até o dia 31 de agosto, o Novo Cinema Italiano no Brasil estará em exibição em sete capitais brasileiras, simultaneamente. Além de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre recebem filmes inéditos no Brasil.
8 ½ Festa do Cinema Italiano – Nascido em Lisboa, Portugal, o Festival de Cinema Italiano veio para o Brasil em 2013 e desembarcou em Porto Alegre. Apos três anos de sucesso na capital gaúcha, esta é a primeira vez que acontece estréia em sete capitais simultaneamente. A expectativa dos organizadores é de expandir para outras cidades brasileiras já no próximo ano. Os filmes estarão em cartaz até o dia 31, no espaço de cinema Itaú, Casa Park, às 19 horas e às 21 horas. Ingressos vendidos no local custam R$ 20,00.
PROGRAMAÇÃO
26 AGOSTO Sexta-feira
19h00: NÃO SEJA MAU – Non essere cattivo de Claudio Caligari
21h30: AS CONFISSÕES – Le confessioni de Roberto Andò
27 AGOSTO Sábado
19h00: MEU NOME É JEEG ROBOT – Lo chiamavano Jeeg Robot de Gabriele Mainetti
21h30: AMOR ETERNO – La corrispondenza de Giuseppe Tornatore
28 AGOSTO Domingo
19h00: AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR – Le conseguenze dell’amore de Paolo Sorrentino
21h30: PARO QUANDO QUERO – Smetto quando voglio de Sydney Sibilia
29 AGOSTO Segunda-feira
19h00: LOUCAS DE ALEGRIA – La pazza gioia de Paolo Virzì
21h30: NÃO SEJA MAU – Non essere cattivo de Claudio Caligari
30 AGOSTO Terça-feira
19h00: AS CONFISSÕES – Le confessioni de Roberto Andò
21h30: MEU NOME É JEEG ROBOT – Lo chiamavano Jeeg Robot de Gabriele Mainetti
31 AGOSTO Quarta-feira
19h00: AMOR ETERNO – La corrispondenza de Giuseppe Tornatore
21h30: AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR – Le conseguenze dell’amore de Paolo Sorrentino