Evento cultural marca série de despedidas ao diplomata Abhay Kumar, que assume novo posto em Madagascar
Teresa Mello
Uma homenagem de poetas de Brasília ao diplomata Abhay Kumar foi o destaque da 31ª edição do Chá com Letras, promovido pela Embaixada da Índia na quinta-feira, 14 de fevereiro. Há três anos no cargo de ministro, ele parte para a República de Madagascar, onde assumirá, como embaixador, a sede da representação diplomática do seu país.
“Amo Brasília e os brasileiros”, declarou. “Levo muitos livros de poesia que ganhei aqui e saudade”, completou Kumar, de 38 anos, nascido em Rajgir e autor de duas memórias e oito livros de poemas, entre eles, A sedução de Delhi, The eight-eyed lord of Kathmandu e A profecia de Brasília. Como editor, organizou as obras 100 grandes poemas da Índia e New Brazilian poems, antologia bilíngue com 60 poetas brasileiros lançada em janeiro na Associação Nacional de Escritores, na capital.
Responsável pelo evento cultural desde janeiro de 2016, o indiano recebeu, nessa última edição, os poetas Ana Rossi, Anderson Horta, Antônio Miranda, Fábio Coutinho, Jorge Amâncio, José Soter, Margarida Patriota, Nicolas Behr, Roberto Medina e Wellington Bujakas, que apresentaram pequenos poemas.
Em seguida, foi preparado o masala chai, servido a todos. Muito popular no Norte da Índia, onde é encontrado em barracas de rua e nas estações de trem, o masala é feito com chá preto e leite e temperado com especiarias, como gengibre, cardamomo, canela, cravo e pimenta-do-reino. Pode ser adoçado com açúcar, mel e melaço. Na embaixada, à bebida quente foram acrescentadas folhas de manjericão.