Conferência preparatória vai apresentar recomendações à cúpula econômica da Liga Árabe. Presidente da Câmara Árabe Brasileira, Rubens Hannun, participa
Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri (ao centro, na foto), abriu nesta quarta-feira (16) o Fórum do Setor Privado Árabe, conferência promovida pela União das Câmaras Árabes em Beirute. O encontro ocorre às vésperas do 4ª Cúpula Árabe de Desenvolvimento Econômico e Social, que será realizada pela Liga dos Estados Árabes no domingo (20), na capital libanesa.
De acordo com informações do site da União das Câmaras, o evento reuniu mais de 400 participantes de 24 países árabes e não árabes, inclusive do Brasil. O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, e o secretário-geral interino da entidade, Tamer Mansour, acompanharam a programação. A Câmara Brasileira é integrante da União das Câmaras.
Ainda segundo a União, o fórum contou com a participação do ministro da Economia e Comércio do Líbano, Raed Khoury, do presidente do Banco Central do país, Riad Salame, do secretário-geral assistente da Liga Árabe para Assuntos Econômicos, Kamal Hassan Ali, do presidente da Federação das Câmaras Libanesas, Mohammed Choucair, e do presidente da própria União, Mohamed Abdo Saeed.
De acordo com Tamer Mansour, foram discutidos temas como a indústria 4.0, a digitalização de serviços e o empreendedorismo feminino. Nesta quinta-feira (17), o fórum vai elaborar recomendações para serem apresentadas na cúpula econômica da Liga Árabe, no dia 20.
Pelo teor dos debates do dia, segundo Mansour, algumas das recomendações serão a criação de uma plataforma digital que conecte todas as câmaras árabes de comércio, “a semente da criação de um mercado único árabe”; e a retirada de barreiras não tarifárias nos países da região. “Estas barreiras são as que mais atrapalham os negócios entre os países árabes”, disse Mansour.
Ele acrescentou que o painel sobre empreendedorismo feminino teve a participação da ministra da Solidariedade Social do Egito, Ghada Waly, e da empresária Claudine Aoun, filha do presidente do Líbano, Michel Aoun, de quem é assessora especial.
Participaram ainda do evento o ex-presidente libanês Michel Suleiman e o ex-primeiro-ministro Fouad Siniora.