Comex do Brasil
O Maranhão será o primeiro estado a ser visitado em 2019 pelos integrantes do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes no Brasil e a visita deverá ser realizada no mês de fevereiro. A data, o programa da visita e outros detalhes estão sendo organizados em conjunto pelo Conselho, em parceria com a Câmara de Comercio Árabe Brasileira (CCAB) e pelo governo do estado do Maranhão.
Segundo o decano do Conselho, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, “anualmente o Conselho organiza duas visitas oficiais aos estados brasileiros, além de uma terceira à cidade de São Paulo, sede da CCAB e principal centro financeiro do país. A primeira visita será realizada ao Maranhão, um estado com grande potencial para o intercâmbio comercial e a atração de investimentos. Em relação à missão restante, ainda não definimos qual será o estado escolhido mas aceitamos propostas. Os estados interessados em receber o grupo dos embaixadores dos países árabes podem nos procurar para tratarmos do assunto”.
O embaixador Alzeben destaca a importância dessas visitas para a prospecção de novas oportunidades de ampliação do comércio e também para a atração de investimentos árabes para o Brasil e de investimentos brasileiros nos países árabes.
Segundo ele, “o Brasil ainda é um país em processo de crescimento. Tem muito a dar e receber. É um dos países menos afetados pela crise e o Maranhão é um estado em fase de grande desenvolvimento”.
Com o objetivo de preparar a visita, em setembro último os embaixadores Ibrahim Alzeben e Joseph Sayah (do Líbano) realizaram missão precursora a São Luis. Eles foram acompanhados pelo embaixador Osmar Chohfi (vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira).
Em São Luís, os embaixadores foram recebidos pelo vice-governador Carlos Brandão e por secretários estaduais, que apresentaram um panorama do estado e falaram sobre as perspectivas e o potencial da economia maranhense.
Por seu turno, os embaixadores destacaram o interesse em debater o fortalecimento da cooperação entre os países árabes e o Maranhão nas áreas de comércio, investimentos e cultura. Os diplomatas visitaram ainda a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), onde assistiram apresentações sobre projetos de desenvolvimento do estado.