Práticas milenares serão orientadas pelo Mestre Woo
As quatro décadas da prática do Tai Chi Being Tao serão comemoradas na Praça da Harmonia Universal (PHU), EQN 104/105, Asa Norte no sábado 20 de outubro, a partir das 7h30 da manhã.
São mais de 15 mil dias de exercícios saudáveis, inteiramente gratuitos, em que milhares de brasilienses e visitantes recebem, na PHU, a orientação diária do Mestre Moo Shong Woo, e de outros mestres e facilitadores, sobre essa prática milenar composta pela arte e ciência do Tai Chi Chuan. Na Praça dos Três Poderes também os praticantes se apresentam, porém sempre no segundo domingo de cada mês, às 17 horas, emanando energias positivas a todo o Brasil.
A Praça da Harmonia Universal, com o Tai Chi Being Tao, foi reconhecida como patrimônio cultural de Brasília pela Lei 3.951, de 16/01/2007, do GDF (http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/54449/Lei_3951_16_01_2007.pdf ).
Recebe em média, 1,2 mil pessoas, mensalmente, de diversas idades, profissões, nacionalidades, religiões e estado de saúde. Há 44 anos, havia poucos praticantes, que começavam imitando os movimentos do Mestre Woo, que, por vezes, os realizava sozinho.
O movimento se disseminou naturalmente em diversos locais de Brasília: Asa Sul (SQS 107 e EQS 204). Asa Norte (SQN 111 e 314), Lago Norte, Lago Sul, Guará, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Vicente Pires, Parque Olhos d´Água e em mais de 20 Postos de Saúde da Secretaria de Saúde do DF.
Programação – Haverá no aniversário de 44 anos, por toda a manhã café compartilhado, Cerimonia aos Antepassado dirigida pelo Reverendo Monge Shôjo Sato, Diretor Presidente do Templo Shin Budista Brasília, Grão Mestre Moo Shong Woo, agradecerá a presença das pessoas presentes no evento e receberá homenagens: palavras do Reverendo Monge Shôjo Sato e do Senhor Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ele foi Secretário-Geral e Ministro de Assuntos Estratégicos, no período de 2003 a 2009 no Itamaraty; manifestações culturais chinesas, oficinas e apresentações de Tai Chi e Chi Kung da Secretaria de Saúde com os 13 e 24 movimentos Yang, Grupo Wulin de Florianópolis; participação também do Mestre Wang Po do Centro Cultural Chinês de Brasília; da Mestre Teresa Sell, de Floripa, com “Os Sons Terapêuticos “; e do Professor Marcello Giffoni de Belo Horizonte com a oficina de Xin Y Chuan; Grupos de Tai Chi do DF, como Mestre Magno, demais professores e alunos da Taiji Chen Bing Academy Brasil (CBTA Br); Professor Tobias da SBTCC em estilo Yang; comidas deliciosas, artesanato (Amigas de Francisco), origami, apresentações musicais e lazer para crianças acompanhadas dos pais: resgate de brincadeiras antigas. Ioga com o professor Otávio Vieira; danças circulares integradas a um processo de vivência dos princípios taoístas, com dr. Marcos Freire da Cerpis-DF; E roda de conversa sobre bem-viver. Todas as atividades são abertas ao público.
Tai Chi Being Tao e Praça da Harmonia Universal – A prática regular dos exercícios aumenta a vitalidade, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, desenvolve o potencial mental e espiritual, estimula o equilíbrio global, e proporciona a superação dos medos e limites, trazendo serenidade.
Os horários das práticas diárias na Praça da Harmonia Universal da EQN 104/105 são das 7h30 às 8h30, de segunda a sábado, e aos domingos, das 8h às 9h. Às quartas-feiras à noite, das 19h às 20h. Demais locais e horários: www.phu.org.br