Embaixadores de vários países marcaram presença na cerimônia
Raquel Pires
Fotos: Embaixada do Vietnã
Na última sexta-feira (05), o Embaixador do Vietnã Do Bah Khoa convidou embaixadores e amigos para cerimônia de despedida do Presidente do Vietnã Tran Dai Quang, que faleceu dia 21 de setembro, realizada no Templo Budista, em Brasília. A cerimônia foi conduzida pelo Monge Sato e recebeu outras autoridades, como a representante do Itamaraty, Embaixadora Maria Izabel Vieira e convidados.
O Embaixador do Vietnã Do Bah Khoa, agradeceu a presença dos convidados e a cooperação do Templo Budista. Khoa falou sobre a infância, formação e história do presidente vietnamita, ressaltando seus feitos e qualidades. O Embaixador frisou as contribuições feitas pelo dirigente para o país e seu povo.
“Como presidente do país em mais de dois anos, ele fez contribuições importantes para desenvolver e aprofundar a amizade e cooperação com principais e importantes parceiros do Vietnã no mundo através de atividades diplomáticas presidenciais bilaterais e multilaterais tanto no país como no exterior”.
O diplomata também afirmou que as atividades de Tran Dai Quang foram associadas ao processo de renovação que transformou o Vietnã. “Como um dos principais líderes do partido, ele sempre defendeu o senso de responsabilidade, a consciência e a disciplina organizacional exemplar e preserva a unidade no seio da direção máxima do Partido Comunista do Vietnã”.
Quang faleceu aos 61 anos, e foi eleito presidente pela Assembleia Nacional em abril de 2016, três meses depois que o Partido Comunista, propusesse sua candidatura durante seu XII congresso. O presidente sofria de uma doença grave apesar dos cuidados de médicos do país e do exterior. Tran Dai Quang foi ministro da Segurança Pública de 2011 e até assumir a presidência, um dos quatro cargos mais poderosos do país asiático, no qual o secretário-geral do Partido Comunista atua como líder de fato.