O Ministro de Estado, interino, das Relações Exteriores, embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, abriu, em 27 de setembro, o seminário “Jornada Maria José de Castro Rebello: Um século de mulheres diplomatas no Itamaraty”, no Auditório Paulo Nogueira Batista, Brasília.
Promovido pela FUNAG, em colaboração com o Grupo de Mulheres Diplomatas, o evento celebrou o vanguardismo e a coragem de Maria José, que se tornou a primeira diplomata brasileira ao ser aprovada em 1º lugar no concurso para o cargo de terceiro oficial da Secretaria de Estado das Relações Exteriores.
Compuseram a mesa de abertura o presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, e as embaixadoras Maria Dulce Silva Barros, subsecretária-geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos; Gisela Maria Figueiredo Padovan, assessora especial de Assuntos Federativos e Parlamentares; Vitória Cleaver, presidente da Associação dos Diplomatas Brasileiros – ADB-Sindical; e Thereza Maria Quintella, ex-presidente da FUNAG.
O evento reuniu representantes do corpo diplomático e da academia, que, além de homenagearem a ação pioneira do serviço exterior brasileiro, buscaram discutir o centenário da presença de mulheres diplomatas no Ministério das Relações Exteriores. Veja a programação completa e assista ao registo do evento.
Confira as apresentações:
Dandara Araújo, mestra em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e oficial de chancelaria;
Karla Gobo Pinto, doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas;
Gessica Carmo, mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas, Unesp, Unicamp, PUC-SP;
Mariana Cockles Teixeira, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco;