Embaixadora Diana Vienegas recebe compatriotas e amigos para comemorar os 197 anos de independencia de El Salvador
Liz Lôbo
Em uma confraternização íntima, os salvadorenhos que vivem na capital reuniram-se na sede diplomática do país, no dia 21 de setembro, com música, gastronomia e hasteamento da bandeira que deu início à noite festiva. Em seguida, a embaixadora Diana Vienegas agradeceu o apoio da sua equipe de trabalho, a presença dos convidados e exibiu um vídeo do cantor Kime com belas imagens de El Salvador.
Diana também leu para os convidados a mensagem do presidente do país Salvador Sanchez Cerén, divulgada em 15 de setembro, dia oficial da data nacional. “Ser livre e soberano, é a maior herança e orgulho dos salvadorenhos, que nos deram os heróis a quem prestamos homenagem”, disse Cerén. Segundo ele, El Salvador continua trabalhando sua história como um país cada vez mais democrático, aberto ao mundo e com profundo respeito pelo direito internacional.
Em sua mensagem, o presidente comemorou uma grande conquista do país na área da educação. “Graças a esses esforços em 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, declaramos San Salvador livre do analfabetismo, tornando-se o município 94 do país e a terceira capital da América Central a alcançar esse sucesso educacional”, relatou Céren.
Associação– Houve ainda a apresentação de Erika Jovel, presidente da Associação de Salvadorenhos no Brasil (Asalbra), quem se referiu ao trabalho da recentemente criada entidade. Além disso, aproveitando o encontro, foi feita uma breve reunião com o bolsa de valores de El Salvador e a direção de investimentos para salvadorenhos no exterior, que explicaram projeto de investimento.