Liz Lôbo
Produtos da vinícola Puklavec & friends são apreciados em evento gastronômico na sede diplomática em Brasília
O embaixador da Eslovênia Alan Brian Bergant realizou, no dia 17 de setembro, uma degustação com os vinhos da maior vinícola daquele país. A intenção é ampliar ainda mais o mercado brasileiro e mostrar a qualidade da produção eslovena.
Diferentes tipos de vinho, branco, rose e tinto foram apresentados para um pequeno grupo de convidados pelo sommelier e representante da Puklavec & friends, Moacir Martins. Ele explicou as peculiaridades de cada um. A Eslovênia já era conhecida desde o período romano como um produtor de vinhos.
A Puklavec Family Wines, criada em 1934, está localizada no coração de Ljutomer-Ormož, na região de Podravje, na parte nordeste da Eslovênia, onde é o lugar perfeito para o cultivo de uva. “O resultado são vinhos elegantes, elaborados com uma obstinada e apaixonada atenção aos detalhes, bem equilibrados e tão expressivos como a paisagem de nossos vinhedos”, afirma Moacyr Martins. No Brasil, os vinhos eslovenos são amplamente comercializados. A sede do escritório é em Santa Catarina.
“A viticultura é também uma parte importante da agricultura na Eslovênia. Além das grandes adegas, há também muitos pequenos produtores de vinho que produzem uvas e vinhos para consumo próprio ou para vendas muito pequenas”, disse o embaixador Bergant. O país, segundo ele, desfruta de uma influência favorável do Adriático no oeste e das grandes planícies do rio Donava no leste, sendo influenciado pelo clima alpino.
A Eslovênia tem três regiões vitícolas: Primorje, Podravje e Posavje, estas são subdivididas em distritos e bairros onde crescem as variedades de uva. Em 2000, o país cobriu mais de 200.000 hectares com vinhedos. “A estimativa de produção na República da Eslovênia é entre 80 e 100 milhões de litros de vinho, onde aproximadamente 40% é para consumo próprio e, consequentemente, esta produção não é registrada”, concluiu suzana Pendic , Encarregada de Negócios da embaixada.
Embora a área total de cerca de 21.000 hectares de vinhedos faça da Eslovênia um dos menores países vitivinícolas do mundo, a produção e o comércio de vinhos sempre foram uma parte importante da cultura eslovena. O terreno tem uma rica variedade de vinhos e uma longa lista de prêmios internacionais que atestam sua qualidade. A Eslovênia produz anualmente um milhão de hectolitros de vinho, sendo a maior parte destinada ao consumo interno.
Para mais informações acesse www.puklavecfamiliywines.com.br
Fotos: Embaixada da Eslovênia e Fabiana Ceyhan