Ana Cristina Dib
A China está avaliando o impacto da decisão dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais sobre produtos chineses no valor de US$ 200 bilhões, anunciou nesta quinta-feira o Ministério do Comércio.
“Como vemos, os produtos envolvem seis categorias, incluindo eletromecânica, indústria leve, têxteis e vestuários, recursos e produtos químicos, produtos agrícolas e farmacêuticos, e as empresas estrangeiras provavelmente responderão por quase metade das empresas afetadas”, disse o porta-voz da pasta, Gao Feng, em uma entrevista coletiva.
As medidas protecionistas comerciais unilaterais dos EUA prejudicaram não só os interesses das empresas e consumidores chineses e norte-americanos, como também a segurança da cadeia industrial e da cadeia global de suprimentos, segundo ele.
Gao apontou que a China está trabalhando em medidas direcionadas e as divulgará e implementará no momento oportuno para ajudar as empresas chinesas e estrangeiras no país a lidar com possíveis dificuldades e desafios.
Em resposta às perguntas que alguns exportadores mudaram foco para o mercado interno, Gao afirmou que algumas empresas de comércio exterior, incluindo as de capital estrangeiro, exploraram o mercado interno da China devido ao seu tamanho e alto potencial de consumo.