• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 28 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

Turquia: dois anos após a tentativa de golpe

por Embassy News
13 de julho de 2018
em Artigos
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Por Ali Kaya Savut, Embaixador da Turquia no Brasil

Em 15 de julho de 2018, a Turquia comemora o segundo aniversário de uma tentativa de golpe frustrada. Os turcos ainda lutam para superar o trauma dessa ameaça existencial ao seu país. Os perpetradores desse terrível golpe de Estado consistiam, de fato, nos discípulos de Fetullah Gülen, um homem que se auto-intitula “Imã do Universo”. Eles usaram equipamento militar letal contra civis inocentes que tomaram as ruas para defender suas instituições democráticas. Os golpistas usaram aviões de combate para bombardear o Parlamento e o Complexo Presidencial, em um esforço para reprimir a resistência contra eles, além de tentarem assassinar o presidente e o primeiro-ministro. Naquela noite, eles tiraram a vida de 249 cidadãos turcos e feriram mais de 2.000 pessoas.

Durante a tentativa de golpe, crimes que representam violações massivas dos direitos humanos foram cometidos pelos conspiradores. Mas, turcos de todas as origens e visões políticas, deram um exemplo histórico de solidariedade, ao permanecerem abnegadamente diante dos tanques e reivindicarem seus direitos democráticos. Todos os partidos políticos, tanto do governo quanto da oposição e os elementos não infectados das Forças Armadas, da Polícia e da mídia se opuseram aos golpistas. Ainda naquela noite, era óbvio que Fetullah Gülen e seus seguidores estavam por trás dessa tentativa sangrenta. Seu desejo era assumir o controle do Estado e reinstituir o regime de acordo com seu espírito religioso pervertido. A FETO (Organização Terrorista Fetullah Gülen) é uma organização terrorista da nova geração que se baseia em hipocrisia, ocultação e sigilo.

Para entender por que Fetullah Gülen e a FETÖ se tornaram o inimigo número um na Turquia, é preciso compreender a magnitude de suas ações e o trauma resultante dessas ações que a nação turca vivenciou. Tudo começou sob o pretexto de um esforço por educação beneficente, é preciso enfatizar esse aspecto porque é exatamente isso que essa organização está fazendo em muitos países. Infelizmente, não pudemos decifrar o seu lado sombrio mais cedo. Eles se disfarçaram de um movimento benigno de educação, quando começaram a campanha de criação de escolas na Turquia e depois em todo o mundo.

Casos judiciais em andamento em diferentes províncias em relação aos perpetradores, trazem à tona os compromissos mais obscuros da organização. A Declaração do Estado de Emergência, que chegará ao fim em breve, foi necessária para mover os órgãos do Estado de forma rápida e eficaz. Com certeza, podem ter havido erros e aplicações excessivas ao longo do caminho mas, o governo turco está empenhado em corrigí-los. Os turcos estão determinados a lutar contra a FETO respeitando os princípios do Estado de Direito, moral e democracia. Enquanto isso, lutam também contra organizações terroristas mais brutais como o PKK e o DAESH(ISIS).

Nos últimos dois anos, o governo turco fez progressos significativos na luta contra a FETO. Aumentar a conscientização da opinião pública mundial sobre a ameaça representada pela FETO encoraja as autoridades estrangeiras a tomar as medidas administrativas e judiciais necessárias contra elementos estrangeiros dessa estrutura. A FETO segue em todos os países onde está presente, a mesma estratégia implementada na Turquia. A FETO utiliza redes escolares, bem como ONGs estabelecidas por eles para aumentar sua influência econômica e política para realizar suas atividades ilegais.Estamos diante de uma organização, com aspirações globais de poder e dominância. A FETO está presente em mais de 150 países, inclusive no Brasil. O que aconteceu na Turquia é uma lembrança do que essa organização é capaz de fazer em outros países.

Hoje na Turquia é dada extrema atenção à manutenção do equilíbrio entre as liberdades e as necessidades de segurança, observando suas obrigações internacionais. Os recursos administrativos e judiciais internos, incluindo a Comissão de Inquérito, existem para revisar as medidas para aqueles que afirmam terem sido acusados injustamente.

Um Estado que sofreu imensamente com uma tentativa de golpe há dois anos parece curar rapidamente suas feridas e tenta levar os responsáveis perante a justiça, ao mesmo tempo que se esforça ao máximo para defender os princípios universais dos direitos humanos.

Notícia Anterior

Exportações de aço do Brasil para EUA sobem em receita e volume após tarifa

Próxima Notícia

Cazaquistão lança AIFC, pretende se tornar centro financeiro regional

Notícias Relacionadas

Artigos

A construção de Brasília não foi apenas um projeto de governo

21 de abril de 2026
Artigos

Brasília: 66 anos da capital onde o Brasil encontra o mundo

21 de abril de 2026
Artigos

O Suco de Uva brasileiro no Cenário Internacional: Ciência e Mercado

13 de abril de 2026
Próxima Notícia

Cazaquistão lança AIFC, pretende se tornar centro financeiro regional

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In