Reuters
O ministro britânico para o Brexit, David Davis, disse nesta segunda-feira que renunciou ao cargo devido a “perigosos” planos do governo para deixar a União Europeia, em um golpe para a primeira-ministra Theresa May que pode complicar as já frágeis negociações para sair do bloco.
Davis, que fez campanha para o Brexit durante o referendo de 2016 no Reino Unido, disse que o difícil acordo alcançado entre o gabinete de ministros de May havia concedido “muito, muito facilmente” para os negociadores da União Europeia, que, ele teme, simplesmente pedirão mais.
Sua renúncia na noite de domingo, acompanhada pela de outro ministro do departamento do Brexit, eleva os riscos para May, que chegou a um acordo com seu gabinete na sexta-feira para manter os laços comerciais mais próximos possíveis com a União Europeia.
Muitos eurocéticos têm expressado insatisfação com a posição negociada, a descrevendo como uma traição de sua promessa de romper com o bloco, levantando a possibilidade de que podem tentar derrubar May do cargo.