FIEXPO discute o mercado de reuniões e incentivos para a promoção da infraestrutura e serviços na América do Sul, América Central, Caribe e México
Ministério do Turismo
O secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, participa nesta semana do 5º Fórum Político Latino-americano sobre Turismo de Reuniões que acontece em Santiago, no Chile. A discussão sobre turismo de eventos está sendo realizada no âmbito da Feira Internacional do Mercado de Reuniões e Viagens de Incentivo da América Latina (FIEXPO). A delegação do MTur conta ainda com a presença do chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Pasta, Rafael Luisi. A presidente da Embratur, Teté Bezerra, também está participando do evento.
Bob Santos destacou a importância de o MTur marcar presença no evento. “Podemos aqui trocar informações com especialistas internacionais com o objetivo de apoiar os governos a melhorarem o seu posicionamento no mercado de eventos, além de profissionalizar o segmento em seus respectivos países”, comentou. O Brasil é o principal destino de turismo de negócios e eventos da América Latina, sendo São Paulo a metrópole que recebe o maior número de eventos nacionais e internacionais no país.
Durante dois dias, os organizadores de eventos internacionais, reunidos no Chile, terão encontros com os representantes de associações profissionais que realizam eventos periódicos em todo continente. A FIEXPO, considerada a principal feira de turismo de eventos, é o espaço onde a América Latina mostra a sua capacidade para a realização de eventos internacionais, tanto internos como os capturados em outros continentes.
Outro aspecto positivo do turismo de eventos é a manutenção do fluxo turístico nos destinos onde a presença de turistas é sazonal. No Brasil, o Ministério do Turismo incentiva a captação e eventos nacionais e internacionais para movimentar a economia do turismo e investe na construção de centros de convenções para ampliar a infraestrutura e a oferta turística. Das 23 obras da Pasta contempladas no Programa Agora, é Avançar, cinco preveem a reforma ou construção de centros de convenções. As cidades de Natal (RN), Balneário Camboriú (SC), Aracajú (SE), Maceió (AL) e Amazonas (AM) receberão investimentos federais da ordem de R$ 181 milhões para melhorarem sua capacidade de receber congressos e eventos.